Farmácia homeopática reabre com novo mobiliário e atualiza lista de medicamentos

14/07/2022 11:10
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Local funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no Centro de Saúde Modelo

A farmácia homeopática da prefeitura da Capital voltou a funcionar após readequação do espaço, instalação de mobiliário novo e aquisição de medicamentos e insumos. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, no 2º andar do Centro de Saúde Modelo (rua Jerônimo de Ornelas, 55), bairro Santana.

O novo layout exigiu a completa reformulação dos fluxos de trabalho a partir da atualização de procedimentos operacionais padrão, que consistem no registro detalhado do passo a passo da produção, para que haja uma rastreabilidade dos medicamentos e maior controle de qualidade.

O mobiliário possui estante de aço, bancada para efetuar a manipulação das fórmulas, balcão, mesa e estrados plásticos. A farmacêutica responsável pelo serviço, Lúcia Munaretto Zimmermann, explica que a produção de fórmulas segue a Relação Municipal de Medicamentos Homeopáticos, disponível para consulta neste link. No momento, a lista inclui fórmulas líquidas – gotas ou dose única – na escala “CH”, nomenclatura usual na homeopatia.

Esta é a única farmácia pública homeopática do Rio Grande do Sul e uma das poucas do Brasil - faz parte dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na área de Assistência Farmacêutica da Atenção Primária. Para solicitar fórmulas homeopáticas, os usuários devem apresentar receita válida e documento com foto, lembrando que os medicamentos disponíveis estão elencados na Relação Municipal de Medicamentos Homeopáticos.
 

Vanessa Conte

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes