Experiência de controle sanitário no aeroporto de Porto Alegre é selecionada para mostra nacional 

24/08/2021 12:28
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Objetivo foi manter a vigilância para evitar a entrada de novas variantes de Covid-19 na capital gaúcha

A ação de controle sanitário realizada pela Vigilância em Saúde (DVS) da prefeitura em junho no Aeroporto Salgado Filho, para vigilância de novas variantes do coronavírus, foi selecionada para participar da 1ª Mostra Virtual de Experiências Bem-Sucedidas em Vigilância em Saúde.

Foram inscritos 439 trabalhos das cinco regiões do país, em 11 linhas temáticas de experiências. Apenas 25 foram selecionados. O evento faz parte do 1º Congresso Virtual de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (MS).

As linhas temáticas abrangem desde a vacinação, passando pela utilização de informações para tomada de decisão, o impacto da pandemia em populações vulneráveis e, em destaque, vigilância da Covid-19. Entre as que mais se destacaram no volume de inscrição estão as áreas de informação e vigilância. O objetivo é discutir os principais temas relevantes para a saúde pública, no contexto atual de enfrentamento ao coronavírus. A mostra é realizada pela Secretaria de Vigilância em Saúde do MS, em parceria com a Organização Pan Americana da Saúde (Opas).

O evento será realizado entre 2 de setembro e 11 de novembro. Ainda não foi divulgada a data da apresentação da Capital, denominada Vigilância Ativa da Covid-19: a Experiência de Porto Alegre na Ação de Controle Sanitário para Viajantes no Aeroporto Internacional Salgado Filho. O diretor da DVS, Fernando Ritter, destaca que a vigilância ativa da Covid-19, ou seja, a busca dos casos numa população específica, é fundamental para avaliar o cenário epidemiológico e planejar as ações em saúde.

A Vigilância da Covid-19 foi a linha temática com o maior número de trabalhos recebidos (99), seguida pela Utilização de Informações para Tomada de Decisão e o Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, ambas com 49 trabalhos. Outro tema que recebeu um volume grande de experiências foi a Integração das Ações de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, com 43 trabalhos recebidos.

Com o tema SUS Forte: Vigilância, Serviços e Gestão no Combate à Pandemia, a Mostra será, pela primeira vez, totalmente virtual, o que permitirá que as experiências selecionadas sejam reconhecidas e acessadas em todo o Brasil, servindo de inspiração para outros trabalhos ao demonstrar a sua aplicabilidade e relevância para o SUS.  

Patrícia Coelho

Andrea Brasil