Experiência da Capital no Acesso Mais Seguro é apresentada em Bogotá

24/11/2022 14:57
Divulgação SMS/PMPA
SMS
Caroline falou da necessidade de oferecer apoio psicológico a quem passa por uma situação de violência

A experiência desenvolvida em Porto Alegre no programa Acesso Mais Seguro (AMS), acompanhado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), foi apresentada nesta quinta-feira, 24, em seminário realizado em Bogotá, na Colômbia. A iniciativa é uma parceria com a prefeitura para desenvolver metodologias e protocolos de atuação, a fim de reduzir a exposição dos trabalhadores e dos equipamentos à violência armada.

No seminário, Porto Alegre representa a rede de municípios que implementa o AMS no Brasil. A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Schirmer, participa do evento como palestrante. “Acompanhamos a apresentação de experiências dos diferentes modelos utilizados em Honduras, Panamá e Colômbia, todos trazendo a importância do direito à saúde e de capacitar os profissionais para atuar em situações de violência no território”, afirma. Em sua apresentação, Caroline falou da necessidade de oferecer apoio psicológico a quem passa por uma situação de violência e mostrou como as ações de Porto Alegre se tornaram sustentáveis.

“Na capital gaúcha, a capacitação é levada a todos os profissionais das unidades de saúde, e decreto municipal torna o Acesso Mais Seguro uma política pública”, explica. O AMS é experiência prática para estimular que se crie a cultura do cuidado, adotando comportamentos e condutas mais seguras no dia a dia. A ideia é criar processos pedagógicos de educação no trabalho, com a produção de conhecimento e de estratégias no enfrentamento à violência.

No Brasil, o programa Acesso Mais Seguro está presente em sete cidades. Em Porto Alegre, atua desde 2016 e está implementado em parte dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde, na Secretaria Municipal de Educação e na Fundação de Assistência Social e Cidadania. Em 2020, foi instituído como política pública no município.

O 2º seminário Consequências Humanitárias da Falta de Respeito e Proteção aos Serviços de Saúde na América Latina ocorre de 23 a 25 de novembro, promovido pelo Ministério da Saúde e Proteção Social da Colômbia e Comitê Internacional da Cruz Vermelha. O objetivo é incentivar a troca de experiências e o trabalho colaborativo dos países latino-americanos e do Caribe, no sentido de melhorar o respeito e a proteção da assistência em saúde e usuários, especialmente os que vivem em zonas afetadas pela violência.

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes