Evento neste sábado na Redenção destaca saúde da população negra

26/08/2023 09:24

Atividades voltadas à saúde da população negra serão destaque em evento neste sábado, 26, no Parque Farroupilha (Redenção), promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A programação ocorre das 10h às 16h, em estande próximo do Monumento ao Expedicionário, na avenida José Bonifácio. A iniciativa marca o Dia Municipal dos Promotores de Saúde da População Negra, celebrado em 27 de agosto.

Na programação, atividades físicas, dança, distribuição da caderneta do idoso e exposição de plantas medicinais. Produtos criados por integrantes do projeto Meia Lua, que oferece oficinas de artesanato a pessoas com doença falciforme, poderão ser conferidos durante o evento.

Artigos produzidos nas oficinas de botons e costura da Rede Geração Pop Rua, voltado à população em situação de rua, também estarão expostos no local. O público poderá conferir informações sobre hipertensão, diabetes, alimentação e saúde mental.

Além disso, haverá confecção de bonecas abayomi, feitas com restos de tecidos. Criada para as crianças na época da escravidão para acalmar e trazer alegria, as bonecas eram confeccionada pelas mulheres negras com pedaços de saias, único pano encontrado nos navios negreiros.

Os promotores de saúde da população negra integram os comitês técnicos voltados a esse público que funcionam nas diferentes regiões da Capital, atuando como multiplicadores. Têm o papel de estimular mudanças nos processos de trabalho para garantir uma política de inclusão, equidade e igualdade no combate ao racismo institucional. A ideia é fortalecer a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra na SMS. 

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins