Estratégia que amplia acesso a autotestes de HIV completa um mês na Capital

29/10/2021 09:05
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Foram entregues 55 testes no armário localizado no Shopping Total

Porto Alegre completa o primeiro mês de funcionamento do projeto A Hora é Agora, que oferece uma opção inovadora para testagem do HIV, vírus causador da Aids. A ideia é ampliar o acesso à testagem de populações mais vulnerabilizadas, por meio de autotestes de fluido oral ou por uma gota de sangue, disponíveis no site do projeto. 

Nesse período, foram realizados 40 atendimentos no Centro de Saúde Murialdo, no bairro Partenon, com a entrega de 15 autotestes. Já no armário localizado no Shopping Total, foram entregues 55 testes, com outras 353 solicitações feitas pelos Correios. A adesão da capital gaúcha ao projeto teve início em 29 de setembro. 

A população-chave são homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo, que têm acesso ao kit de autotestagem no site. O público foi escolhido por ser o mais vulnerabilizado, de acordo com estatísticas do Ministério da Saúde. Os usuários devem ser maiores de 15 anos e residentes na Capital.  

“Essa população morre mais em decorrência da infecção pelo HIV, sendo que as barreiras de acesso ao diagnóstico e tratamento em tempo oportuno estão entre os fatores”, afirma a coordenadora de Atenção à Tuberculose, Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Daila Raenck. “Trabalhamos para diminuir essa barreira, ampliando o acesso de forma discreta e segura de pessoas que não costumam buscar os serviços de saúde”, avalia Daila.

Para todos os públicos, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue com a testagem gratuita de infecções sexualmente transmissíveis, como HIV, sífilis e hepatites B e C. Testes rápidos podem ser feitos nas unidades de saúde, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, nos postos com horário ampliado ou ainda no Centro de Testagem e Aconselhamento Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar, Centro Histórico), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Como funciona - No site www.ahoraeagora.org, os usuários podem solicitar o kit de testagem e recebê-lo em casa, pelos Correios, de forma totalmente gratuita. Existe também a opção de retirá-lo em um armário digital, usando um código, de forma sigilosa. O armário está localizado no Shopping Total, que funciona das 10h às 22h. A pessoa pode realizar o autoteste em casa ou onde mais se sentir confortável, pois ele é rápido, seguro, confidencial e de simples execução. Em caso de resultado positivo, os participantes devem fazer o teste confirmatório e dar início ao tratamento no Centro de Saúde Murialdo. 

O projeto A Hora é Agora é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, o Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, a Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), os Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América e Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da Aids (Pepfar), iniciativa governamental dos Estados Unidos para lidar com a epidemia global de HIV/Aids. Foi lançado em Curitiba, em 2014, e está também nas cidades de Campo Grande e Florianópolis.

Serviço A Hora é Agora:
1. Faça o cadastro no site www.ahoraeagora.org. Público-alvo: homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, mulheres transexuais, travestis e profissionais do sexo. 
2. Receba o kit de testagem em casa, pelos Correios, ou retire em armário digital no Shopping Total (av. Cristóvão Colombo, 545, bairro Floresta), no térreo, próximo à Caixa Econômica Federal, todos os dias, das 10h às 22h.
3. Em caso de resultado positivo, dirija-se ao Centro de Saúde Murialdo para dar início ao tratamento (av. Bento Gonçalves, 3722 - Partenon), de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.
4. O telefone de contato do projeto em Porto Alegre é o (51) 3289-5740. 
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes