Equipes de Porto Alegre integram encontro estadual de Consultórios na Rua

27/09/2023 12:03
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Encontro ocorre na Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

As cinco equipes que atuam no Consultório na Rua em Porto Alegre participam de encontro estadual nesta quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28. O objetivo é promover a troca de experiências com profissionais de outros municípios para qualificar os serviços. O encontro ocorre no auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

A iniciativa é do comitê técnico da Secretaria Estadual da Saúde (SES), do qual participam instituições como a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Atualmente, oito municípios do Estado possuem equipes de Consultório na Rua: Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Pelotas, Rio Grande, Uruguaiana, Viamão e São Leopoldo.

A diretora de Atenção Primária da SMS, Vânia Frantz, destaca a importância de valorizar os trabalhadores que fazem esse atendimento no dia a dia, em abordagens que priorizam o cuidado e o vínculo. “Uma política voltada a pessoas em situação de rua se faz necessária porque outras políticas falharam, então, a saúde precisa atuar para poder contemplar essa população”, afirma.

“A troca de experiências proporciona a criação de novas estratégias de cuidado, que são diferenciadas para essa população”, diz a sanitarista Iasmin Oliveira Carneiro, da área técnica de Saúde da População em Situação de Rua da SES. Ela destaca a necessidade da integração com a área de assistência social, essencial para a condução do trabalho.

A equipe do Consultório na Rua do GHC, primeira a atuar no Estado, vai mostrar a experiência em 13 anos de trabalho em Porto Alegre. A terapeuta ocupacional Milene Calderaro Martins faz parte da equipe desde a implementação e destaca o papel pioneiro e os desafios enfrentados. “Começamos com boa vontade e sem experiência do trabalho efetivo na rua e, com o tempo, criamos nossa própria estratégia, voltada inicialmente a usuários de crack”, comenta.

A programação conta com a participação de representantes do Ministério da Saúde, Rede Nacional de Consultórios na Rua e de Rua e Conselho Nacional de Saúde.

Consultório na Rua – Composto por equipe multidisciplinar, com médico, enfermeiro, psicólogo, terapeuta ocupacional, agente social, técnico de enfermagem e técnico de saúde bucal. O serviço faz abordagens diárias voltadas a essa população em diferentes regiões da cidade, com avaliação das condições de saúde, verificação de adesão aos tratamentos, curativos, entre outros, sempre articulado a equipes de abordagem social. O município totaliza cinco equipes: duas na região central, duas na Zona Norte e uma na Zona Sul.

Programação:

Quarta-feira, 27
8h30 - Abertura
10h - De Consultório de rua para Consultório NA rua: histórico e perspectivas, com Andrea Leite Ribeiro (participação on-line)
11h - Treze anos da Equipe de Consultório na Rua - GHC Pintando Saúde
- Projeto Não bacila Pop Rua- Experiência dos serviços de Porto Alegre e Hospital Sanatório Partenon no monitoramento dos casos de tuberculose na população de rua
13h45 - Rede Nacional de Consultórios na Rua e de Rua, com Daniel de Souza (participação on-line)
15h30 – Atividades e discussões em pequenos grupos

Quinta-feira, 28
8h30 - Perspectivas para o monitoramento das práticas de cuidado das equipes de Consultório na Rua, com Marcelo Pedra (participação on-line)
9h30 - Coletivo Estadual da População de Rua
10h45 - Mesa de Experiências dos diferentes territórios
13h45 - Projeto de Pesquisa e Extensão Passa e Repassa- Coleta, sistematização e divulgação de informações sobre políticas, ações e serviços implementados pelo poder público no cuidado da população de rua
14h45 - Atividades em pequenos grupos, sistematização das sugestões e encaminhamentos
16h30 – Encerramento

 

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes