Dengue: Vigilância realiza bloqueio químico na Ilha da Pintada nesta sexta

19/05/2023 08:40

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), realiza nesta sexta-feira, 19, a partir das 8h30, ação de bloqueio químico, com aplicação de inseticida, em sete ruas da Ilha da Pintada. A intenção é diminuir a população adulta do mosquito Aedes aegypti no perímetro da ação, diminuindo o risco de transmissão viral na região.

As ruas que receberão a pulverização são as seguintes: Japeju, Presidente Vargas, Tupinambarana, Bananal, Garruchos, Oscar Schmitt e parte da avenida Nossa Senhora da Boa Viagem. Este é o terceiro bloqueio químico realizado no bairro Arquipélago em 2023 e o 24º feito na cidade.

Em campo, estarão técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, agentes de combate a endemias e funcionários da empresa terceirizada contratada pela prefeitura para execução do serviço. O pessoal estará identificado com coletes e crachás. As pulverizações são feitas a partir de avaliação técnica da DVS, que coordena o trabalho de campo.

Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil