Dengue: ruas do bairro Vila João Pessoa terão pulverização de inseticida nesta terça

06/06/2023 08:35

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), realiza nesta terça-feira, 6, a partir das 8h30, ação de bloqueio químico, com aplicação de inseticida em parte de seis ruas do bairro Vila João Pessoa (Veiga, Saturno, Tuca, N e P Campo da Tuca e Dr. Ernesto di Primio Beck). A saída será da Dr. Ernesto di Primio Beck, 1131.

A intenção é diminuir a população adulta do mosquito Aedes aegypti no perímetro da ação, diminuindo o risco de transmissão viral na região. Este é o 23º bloqueio químico realizado na Zona Leste em 2023 e o 31º feito na cidade.

Em campo, estarão técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, agentes de combate a endemias e funcionários da empresa terceirizada contratada pela prefeitura para execução do serviço. A equipe estará identificada com coletes e crachás.

As pulverizações são feitas a partir de avaliação técnica da DVS, que coordena o trabalho de campo. De acordo com normativa do Ministério da Saúde, o bloqueio químico é ação complementar no controle ambiental do vetor. Em nota técnica de maio deste ano, o órgão de Vigilância em Saúde federal enfatiza que o uso destes produtos é indicado apenas em situações emergenciais para bloqueio de casos quando todas as outras alternativas de controle tiverem sido insuficientes para conter a transmissão das doenças.

Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes