Dengue: bairro Vila São José terá bloqueio químico nesta terça

28/03/2023 08:47

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), retorna nesta terça-feira, 28, ao bairro Vila São José, na Zona Leste, para operação de bloqueio químico, com aplicação de inseticida, em ruas do bairro. A ação dá continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pela DVS na região, para diminuir a população adulta do mosquito Aedes aegypti diminuindo, assim, o risco de transmissão do vírus a moradores do bairro. 

Serão pulverizadas ruas em dois perímetros definidos pela DVS. A operação, prevista para começar às 8h30, terá como ponto de partida a rua Primeiro de Setembro, na altura do número 401. 

O primeiro perímetro abrange parte das ruas Primeiro de Setembro, Primeiro de Março e Santo Alfredo. O segundo, parte das ruas Santa Maria, Saldanha da Gama, Vidal de Negreiros e Martins de Lima. Em caso de chuva, a operação poderá ser suspensa ou cancelada. 

Em campo, estarão técnicos da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, agentes de combate a endemias e funcionários da empresa terceirizada contratados pela prefeitura para execução do serviço. O pessoal estará identificado com coletes e crachás. As pulverizações são feitas a partir de avaliação técnica da DVS, que coordena o trabalho de campo. 

Pessoas que tiverem sintomas compatíveis com a dengue, como febre alta acompanhada por dor no corpo, dor de cabeça, náuseas, vômitos ou dor atrás dos olhos devem procurar atendimento o mais rapidamente possível a partir do início dos sintomas, para realização de teste quando houver indicação do profissional de saúde.

A Zona Leste da cidade concentra o maior número de casos de dengue em 2023. Na terça-feira, 28, novo boletim informativo semanal será divulgado pela DVS/SMS.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil