Dança, música e atividades físicas animam idosos em unidades de saúde

17/08/2023 16:30
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Atividades são voltadas a idosos e pessoas diabéticas, hipertensas e obesas

A rotina de idosos moradores do bairro Santa Tereza está mais animada e saudável. Atividades como dança, alongamento, caminhada, equilíbrio, força e coordenação motora passaram a fazer parte do dia a dia e melhorar a disposição e a autoestima. A iniciativa integra o projeto Viver Mais e Melhor, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e inclui o acompanhamento de profissionais de educação física, que trabalham em conjunto com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.

No caso das unidades de saúde Moab Caldas e Vila Cruzeiro, quinta-feira é o dia mais animado, quando ritmos como samba, axé e MPB embalam as manhãs. O grupo começou tímido, com dez integrantes, e agora já conta com aproximadamente 40 pessoas com problemas de obesidade, hipertensão e diabetes.

Carlos Rosa da Silva, 63, está entre os primeiros participantes. Vítima de um AVC, em 2016, encontrou nas atividades uma forma de superar algumas sequelas deixadas pela doença. “Aqui é muito bom, eu adoro, melhorei o movimento no braço e a autoestima”, conta. Segundo ele, as pessoas estão mais animadas e felizes, os vizinhos se cumprimentam e sorriem mais, coisas que haviam se perdido após a pandemia de Covid-19.

A grade de atividades com o acompanhamento de educadores físicos vai de segunda a sexta-feira. “Estou me sentindo muito melhor”, diz Maria Faustino Gouveia, que escolheu comemorar os 67 anos junto aos amigos do grupo. “Eu venho todos os dias e sinto falta das atividades nos finais de semana, é tudo muito bom.”

Cristine Rochol/PMPA
SMS
De abril a julho, foram realizadas 1.455 atividades coletivas pelo projeto Viver mais e melhor

Desde abril, os educadores físicos Luciano Franco e Thiago Godofredo propõem atividades para idosos das duas unidades de saúde. “A primeira diferença que se percebe é na saúde mental”, comenta Thiago, que inicialmente notava as pessoas abatidas e chateadas. “Hoje, vemos alegria no olhar de cada um e isso é muito gratificante.”

Dona Maria Balbina Trindade, 88 anos, precisou superar a perda do filho e da nora para a Covid-19. Após um período de depressão no qual ficou "pele e osso", como ela diz, se vê animada e feliz com as atividades das quais participa três vezes por semana. Moradora do bairro Vila Nova, ela se desloca de ônibus, na companhia da irmã, Marlene Lai, 67 anos, parceira de todas as horas.

Viver Mais e Melhor – De abril a julho, foram realizadas 1.455 atividades coletivas pelo projeto na Capital. A iniciativa desenvolve ações estratégicas de apoio ao cuidado integral à saúde da população idosa que apresenta maior vulnerabilidade ou limitações funcionais e de pessoas com obesidade, diabetes e hipertensão arterial sistêmica. Inclui grupos de atividades físicas, avaliação multidimensional da pessoa idosa, com estratificação de risco e projeto terapêutico singular. São 16 educadores físicos distribuídos nas quatro coordenadorias de saúde. Foram contempladas 26 unidades de saúde no projeto, que tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes