Curso de promotores em saúde da população negra forma novas turmas

19/12/2022 12:44
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Iniciativa já formou mais de 600 pessoas, sendo a maioria de trabalhadores da rede

Ao completar dez anos, o curso de promotores em saúde da população negra formou duas novas turmas. Na noite de sexta-feira, 16, os formandos receberam diplomas em cerimônia no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul. 

Realizado desde 2012 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a iniciativa já formou mais de 600 pessoas, sendo a maioria de trabalhadores da rede. Neste ano, foram concluídas as turmas 20 e 21, com quatro módulos e carga horária de 96 horas/aula, de setembro a dezembro, formando 67 pessoas. 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Entrega dos diplomas ocorreu em cerimônia no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul

O evento marcou a retomada do curso após a pandemia de Covid-19. “É uma satisfação podermos contar com este instrumento de cidadania e amadurecimento do processo democrático coletivo, buscando minimizar injustiças e dificuldades vivenciadas pela população negra”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta. 

Quem termina a extensão passa a integrar os comitês técnicos de saúde da população negra, que funcionam nas diferentes regiões da Capital, atuando como multiplicador. A contextualização do processo histórico no Brasil e os determinantes sociais em saúde foram temas debatidos durante o curso. A programação também analisou os agravos à saúde e os impactos do racismo, além das vulnerabilidades e práticas não discriminatórias no Sistema Único de Saúde (SUS).

A assessora técnica da SMS, Gisele Gomes, destaca que esta edição é um “esperançar” para, de fato, colocar em pauta a implementação da Política de Saúde da População Negra, proposta em nível federal. “Precisamos trabalhar as questões do racismo estrutural, entendendo-o como um determinante social de saúde”, disse.  

A iniciativa é uma realização da SMS, pelo Núcleo de Equidades da Coordenação de Políticas Públicas, em parceria com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Participaram do evento a diretora de Atenção Primária, Caroline Schirmer, a diretora de Vigilância em Saúde em exercício e também formanda, Juliana Maciel Pinto, a coordenadora de políticas públicas em saúde, Elaine Oliveira Soares, e a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde, Tiana Brum de Jesus.  

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes