Curso de Promotores de Saúde da População Negra começa nova turma

20/03/2024 15:49
Vanessa Conte/SMS/PMPA
SMS
Curso busca fortalecer a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove a 12ª edição do Curso de Promotores de Saúde da População Negra, voltado a profissionais de diversas áreas do município. Nesta quarta-feira, 20, o primeiro módulo abordou ideologia de raça, incluindo complexo de superioridade e inferioridade, além de destacar o período pós-abolição, a construção da identidade nacional e o mito da democracia racial. O encontro reuniu cerca de 70 alunos durante todo o dia, na Casa de Cultura Mario Quintana.

“Explicamos os processos de classificação, discriminação e hierarquização racial, para que as pessoas percebam como as relações podem produzir desigualdades que não estão ligadas apenas a diferenças de classe ou de condição econômica, mas também a sistemas de valores e categorias de pensamento muito difundidos na sociedade”, diz o historiador José Rivair Macedo, professor do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e responsável pelos conteúdos do primeiro módulo, iniciado terça-feira, 19.

O objetivo principal do curso é fortalecer a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. “A ideia é buscar profissionais que tenham afinidade com a temática e estejam sensíveis para trabalhar as questões da população negra nos serviços, nos territórios, multiplicar o assunto na academia, trazendo para o foco as especificidades desse público na área da saúde e em outros contextos”, afirma a coordenadora de Políticas Públicas de Saúde da SMS, Gisele Martins Gomes. 

O programa é dividido em seis módulos, com dois encontros mensais que ocorrem até agosto, no total de 96 horas/aula. O próximo encontro está previsto para os dias 16 e 17 de abril, no mesmo local, abordando temas como quesito raça/cor, situação da saúde e dados epidemiológicos.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes