Cuidados com recém-nascidos é tema de jornada multidisciplinar no Hospital Presidente Vargas

05/12/2023 14:19
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Evento reúne cerca de 60 profissionais de enfermagem, medicina, nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia

O cuidado ao recém-nascido é o tema da 1ª Jornada Multidisciplinar de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas. O evento começou pela manhã e vai até as 17h30 desta terça-feira, 5, reunindo cerca de 60 participantes no auditório da instituição, entre profissionais e acadêmicos de áreas como enfermagem, medicina, fonoaudiologia, fisioterapia e nutrição.

A programação trata de temas como os primeiros cuidados com o recém-nascido, desde a chegada na UTI neonatal até o acolhimento familiar, cuidados respiratórios e atuação do fisioterapeuta no desmame ventilatório. Aborda o impacto do método canguru no desenvolvimento neuroprotetor, dieta ideal e nutrição. O método canguru é um modelo de assistência ao recém-nascido prematuro e sua família, voltado para o cuidado humanizado, que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial. Nele é estimulada a presença dos pais na unidade neonatal com o livre acesso e a participação nos cuidados com o filho.

Conforme a coordenadora de enfermagem da UTI Neonatal do HMIPV, Viviane Maciel, o objetivo do evento é compartilhar conhecimentos e trocar experiências com colegas de outros hospitais para qualificar o atendimento. “É uma maneira de motivar a equipe para mostrarmos o trabalho feito aqui e o quanto a dedicação de cada um faz diferença na vida das pessoas”, afirma. O setor neonatal do HMIPV possui 20 leitos de UTI e 15 de cuidados intermediários. De janeiro a novembro deste ano, a média mensal foi de 39 pacientes internados.

Presente na abertura da programação, o diretor-geral Cincinato Fernandes Neto explicou que a jornada é uma iniciativa das enfermeiras assistenciais do período noturno, em parceria com técnicos de enfermagem e envolvimento de toda a equipe neonatal. “É uma retomada importante das ações científicas do hospital após a pandemia de Covid-19”, diz.

Pré-natal - O acompanhamento do pré-natal é fundamental para a saúde da mãe e do bebê, período no qual alguns riscos de um parto prematuro podem ser identificados e monitorados. Os primeiros três meses são fundamentais, quando o feto está em formação. A mãe deve evitar medicações não prescritas, cigarro, bebida alcoólica e o uso de drogas, que podem afetar diretamente o bebê, além de manter os exames de rotina junto com o parceiro.

Incentivo ao aleitamento - Como Hospital Amigo da Criança, título concedido em 2000 pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, o HMIPV incentiva o aleitamento materno. As mães com bebês na UTI neonatal têm uma rotina de esgotar a mama para estimular a produção e contam com o trabalho de equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Quando os bebês ainda não têm o preparo e a força para sugar, o leite é oferecido por sonda ou copo. Conforme vão crescendo, são estimulados a mamar no peito.

Para auxiliar as mães de prematuros a manter a produção de leite, o HMIPV conta com um banco de leite humano. Além disso, mães que estão amamentando, com excesso diário do líquido, podem ser doadoras - basta entrar em contato pelo telefone 3289-3334 ou e-mail bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br.

Hospital Materno Infantil Presidente Vargas
Avenida Independência, 661, esquina rua Garibaldi - Porto Alegre.
Banco de Leite: (51) 3289-3334 ou bancodeleite@hmipv.prefpoa.com.br

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes