Crianças participam de brincadeiras no mês de conscientização sobre o autismo
O Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa) preparou uma festa especial nesta sexta-feira, 25, para encerrar o Abril Azul, mês de conscientização mundial sobre o autismo. A tarde contou com a participação das famílias, que acompanharam a diversão das crianças nos brinquedos infláveis, no pula-pula e na praça infantil.
A coordenadora-administrativa do Certa, Julyana Ribeiro, destaca a importância de ampliar a inclusão. “Termos um mês de conscientização é uma conquista, não é o suficiente, mas é um passo para que se fale em políticas públicas para o autismo, sobre o crescimento do autismo no nosso país e no mundo. Esta programação traz alegria às crianças e aproxima as famílias do Certa”, afirma.
Para a gestora da Secretaria Municipal de Saúde na parceria administrativa com a Associação Hospitalar Vila Nova, Josiara Alves de Souza, a grande importância de momentos como este é a socialização das crianças, porque muitas delas, quando começaram a terapia, não conseguiam participar de brinquedos e de atividades públicas. “Vemos que, hoje, elas participam com naturalidade de brincadeiras junto com outras crianças, estão conseguindo trocar com outras famílias, e não existe maior inclusão do que aquela feita pelas próprias crianças”, considera.
O objetivo principal do Abril Azul é informar a população sobre o autismo, seus desafios e as necessidades das pessoas com TEA. A ideia é chamar a atenção para os desafios enfrentados por pessoas com autismo, como desafios na comunicação e na interação social. A cor azul foi escolhida como símbolo da campanha porque representa tranquilidade e compreensão.
Gilmar Martins