Consultas em unidades de sa√ļde podem ser agendadas no celular

14/07/2022 07:47
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Agendamento é uma funcionalidade do app 156+POA

Pessoas que utilizam o Sistema √önico de Sa√ļde em Porto Alegre contam com o Prontu√°rio Eletr√īnico Integrado do Cidad√£o, ferramenta digital dispon√≠vel no aplicativo 156+POA na qual¬†podem ter acesso, via celular, a diversos servi√ßos de sa√ļde. O p√ļblico cadastrado pode agendar consultas m√©dicas, de enfermagem e odontol√≥gicas nas 132 unidades de sa√ļde da Capital, dispon√≠veis para o hor√°rio de atendimento padr√£o (8h √†s 18h) ou noturno (18h √†s 22h).

Pelo aplicativo, a popula√ß√£o pode ter acesso ao hist√≥rico de sa√ļde e de medica√ß√Ķes, que incluem informa√ß√Ķes de consultas, exames, interna√ß√Ķes e procedimentos, al√©m dos medicamentos em uso e documentos cadastrados. Na se√ß√£o ‚ÄúOutros servi√ßos‚ÄĚ, √© poss√≠vel verificar a disponibilidade de medicamentos, informa√ß√Ķes sobre vacina√ß√£o, programa para deixar de fumar, localiza√ß√£o de unidades de sa√ļde, pronto atendimento, farm√°cias distritais e hospitais.

Atualmente, 8.635 pessoas est√£o cadastradas no Prontu√°rio Eletr√īnico Integrado do Cidad√£o, das quais 1.557 no m√™s de junho. Por quest√Ķes de seguran√ßa e sigilo, o prontu√°rio apenas pode ser consultado em um telefone celular de cada vez. Para validar o celular, √© necess√°rio comparecer presencialmente √† unidade de sa√ļde de refer√™ncia apresentando documento de identidade oficial com foto. Tamb√©m √© preciso que o usu√°rio esteja cadastrado no sistema E-Gov, do governo federal (gov.br), para garantir a seguran√ßa dos dados.

A funcionalidade garante mais facilidade e agilidade ao paciente. A ferramenta est√° dispon√≠vel para celulares nos sistemas Android e IOS. O Prontu√°rio do Cidad√£o foi criado pela prefeitura, a partir de iniciativa da Secretaria Municipal de Sa√ļde com a Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).

Confira o passo a passo:

‚Äʬ†¬† ¬†Baixe o app 156+POA na Play Store (Android) ou App Stores (iOS) do smartphone. Abra o aplicativo e selecione a op√ß√£o ‚Äúsa√ļde‚ÄĚ.¬†
‚Äʬ†¬† ¬†Clique em ‚ÄúContinuar‚ÄĚ para vincular sua conta GovBR, que comprova sua identidade em meios digitais. Ela √© gratuita e est√° dispon√≠vel para todos os cidad√£os brasileiros.
‚Äʬ†¬† ¬†Insira suas credenciais para autentica√ß√£o da conta gov.br. Caso tenha dificuldades em acessar sua conta, baixe o app GovBR em seu smartphone e siga os passos para recupera√ß√£o.
‚Äʬ†¬† ¬†Selecione a op√ß√£o desejada (agendar consultas ou vacinas, conferir agendamentos, consultar hist√≥rico de sa√ļde, conferir seus medicamentos ou documentos).
‚Äʬ†¬† ¬†Em caso de agendamento, selecione a faixa de hor√°rio que deseja atendimento.
‚Äʬ†¬† ¬†Escolha uma data e verifique a disponibilidade de hor√°rios.
‚Äʬ†¬† ¬†Lembre-se: para agendar consultas √© preciso que sua unidade de refer√™ncia libere o acesso ao prontu√°rio. Para isso, compare√ßa ao local apresentando documento de identidade oficial com foto.¬†

Vanessa Conte

Lissandra Mendonça