Combate à dengue ganha reforço do Exército em Porto Alegre

21/02/2024 14:53
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Militares se somam às equipes de agentes de combate a endemias no combate à dengue

Para orientar a comunidade, identificar e eliminar criadouros de mosquitos e fazer busca ativa de casos compatíveis com a dengue, a prefeitura iniciou nesta quarta-feira, 21, atividade em parceria com o Exército Brasileiro. Os militares se somaram às equipes de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde que percorreram ruas de 12 quarteirões do bairro Glória, na Zona Leste da cidade. 

Bairro com características residenciais, com maior número de casas do que prédios, as equipes conversaram com moradores, vistoriaram pátios e prestaram informações à população. Virgínia Catarina Oliveira Marques, residente há 63 anos no bairro, aprovou a iniciativa. “Esta atividade é muito importante, pois orienta e vistoria nosso bairro. Nossa casa está em condições aprovadas pelos agentes, mas não sabemos como está a vizinhança”, enfatizou. “Toda informação é muito importante”, resumiu.

Em outra residência, Maria Flávia Barbosa da Silva abriu prontamente a casa aos agentes. “Eles estão aqui para nos ajudar, e precisamos fazer a nossa parte também”. O pátio da casa dela, com três imóveis, também estava em condições adequadas. Já na casa de Ilda Antunes, foi verificado um ralo de pluvial sem tela. “Vamos providenciar a colocação da tela ou até um ralo abre-fecha, pois o combate à dengue é uma tarefa de todos”, frisou. 

Agentes de combate a endemias também coletaram larvas que são encaminhadas ao laboratório de entomologia da Vigilância em Saúde da SMS para identificação. As atividades com participação de militares terão prosseguimento nesta semana. Na quinta, 22, haverá visitação a ruas do bairro Higienópolis e na divisa dos bairros Vila Ipiranga e Jardim Europa. As ações serão no turno da manhã, a partir das 9h em ambos os bairros. 

O secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, reforça o pedido de conscientização da população. "A dengue é uma doença perigosa, que traz muitos sintomas, e se não tratada de forma correta pode até levar a morte. O combate ao mosquito começa dentro de casa com os cuidados e apoio de cada um de nós. Dez minutos por semana são suficientes para revisar o pátio de casa e evitar água acumulada no pratinho de plantas, em vasos, ralos, pneus, calhas ou tampas de garrafas."

O major Luís Augusto Lopes Júnior explica a atuação da corporação. “A estratégia para essa operação começou ainda antes do Carnaval. Depois de passar por treinamentos e palestras sobre o combate à dengue, hoje os militares estão acompanhando agentes de saúde da Prefeitura de Porto Alegre para executar a ação. Sempre que for solicitado e acionado, o Exército estará em condições de ajudar por meio da mão amiga e, se for preciso, também através do braço forte”. Nesta quarta-feira, 20, militares acompanharam a operação. “O número de militares pode chegar a 80”, explica o oficial.

 

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes