Centro de Saúde Modelo completa 80 anos de atividades

29/12/2021 12:59
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Descerramento de placa comemorativa marcou o aniversário do Centro de Saúde

Um dos serviços de saúde mais tradicionais da Capital, o Centro de Saúde Modelo completa nesta quarta-feira, 29, 80 anos de atividades. Para marcar a data, na manhã desta quarta foi realizada uma cerimônia no local, com descerramento de placa comemorativa. O evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, da diretora de Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer, e do vereador José Freitas, representando a Câmara Municipal de Porto Alegre.

“Ao longo destas oito décadas de funcionamento, o Centro de Saúde Modelo já realizou mais de 10 milhões de atendimentos. É uma das maiores unidades de saúde da Capital. Agradecemos a todos os profissionais que fizeram e fazem parte desta históriaâ€, ressaltou o secretário Mauro Sparta.

A diretora de Atenção Primária à Saúde, Caroline Schirmer, lembrou que o Centro de Saúde Modelo é a unidade que mais vacinou contra a Covid-19, com mais de 220 mil doses aplicadas. “É um serviço que ajudou a mudar o cenário epidemiológico na Capital e que é considerado, literalmente, modelo para a saúde do município de Porto Alegre.â€

História - Inaugurado em dezembro de 1941, o Centro de Saúde Modelo foi construído pela Prefeitura de Porto Alegre e cedido ao Estado em troca do Hospital de Pronto Socorro (HPS), mas retornou à administração do município em 1996. Atualmente, a equipe de 130 trabalhadores tem a missão e a responsabilidade de cuidar da saúde de mais de 130 mil moradores dos bairros Azenha, Auxiliadora, Bom Fim, Bela Vista, Cidade Baixa (parte), Farroupilha, Floresta (parte), Independência (parte), Jardim Botânico, Menino Deus (parte), Moinhos de Vento, Mont’Serrat, Petrópolis (parte), Praia de Belas (parte), Rio Branco, Santa Cecília (parte) e Santana.

Com média mensal de 10 mil atendimentos, oferece serviços de nutrição, odontologia, vacinação, verificação de sinais vitais, assistência farmacêutica, acupuntura, homeopatia e atendimento domiciliar. Também dispõe de atendimento especializado a gestantes e Ambulatório Trans, além de laboratório com testagem de Covid-19. O espaço, recentemente, passou por melhorias. A fachada ganhou pintura nova e o jardim foi revitalizado.

Luize Baini

Andrea Brasil