Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil promove exposição de arte

01/02/2024 16:50
Rayssa Santos / SMS / PMPA
Saúde
Atividade é resultado de oficinas para adolescentes em grupos terapêuticos

Com pinturas, colagens e fotografias, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSI) Casa Harmonia promoveu, nesta quinta-feira, 1º, uma exposição de arte realizada pelos adolescentes que frequentam o espaço. A atividade é resultado de oficinas conduzidas no local com grupos terapêuticos.

A exposição incluiu a oficina de arte, com o tema "Mulheres ao Centro", que explora pintura em tela e colagens, e buscou inspiração em personalidades femininas. Além disso, apresentou a oficina Photovoice, uma parceria com estagiários de enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), focada no aprendizado de manuseio de câmeras fotográficas e técnicas de fotografia. "Trabalhar com adolescentes com essas especificidades demanda muita criatividade. As oficinas surgem para promover a integração entre os grupos, familiares, responsáveis e a equipe. A proposta é que, através da arte, a gente consiga acessar questões mais delicadas de cada um", explica a psicóloga e coordenadora Flavia Darski.

Além da exposição, o evento teve lanche coletivo e escrita conjunta em um tecido com a pergunta "Como você avalia a exposição de arte?” O CAPSI Casa Harmonia acompanha aproximadamente 161 crianças e adolescentes de zero a 18 anos com sofrimento psíquico grave ou moderado, cada um com projeto terapêutico singular, que pode envolver atendimento individual e em grupo. O plano terapêutico inclui o acompanhamento com pais, mães, avós e responsáveis, com orientações e prescrição de medicamentos, quando necessário.

A equipe é interdisciplinar, composta por psicóloga, psiquiatra, pediatra, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem e monitores. Conta ainda com a atuação de estagiários e alunos residentes em saúde mental coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Unisinos. O espaço recebe encaminhamento das unidades de saúde e atende as regiões Centro, Sul Centro-Sul e Restinga Extremo-Sul da Capital.

 

Henrique Moreira (estagiário) / Supervisão: Carolina Zeni

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes