Casos de sarampo no Rio de Janeiro motivam alerta epidemiológico
O Rio de Janeiro confirmou dois casos de sarampo em crianças menores de 1 ano não vacinadas. A vigilância epidemiológica de Porto Alegre emitiu alerta na terça-feira, 18, à rede de serviços de saúde sobre a ocorrência. O sarampo é uma doença prevenÃvel com vacina. A vacina trÃplice viral também protege contra rubéola e caxumba e está disponÃvel em unidades de saúde de Porto Alegre.
O alerta ressalta a importância da vacinação contra o sarampo como estratégia de redução de casos e morbimortalidade em toda a população acima de 12 meses a 59 anos de idade, além da atualização do calendário vacinal de acordo com a faixa etária. Profissionais de saúde, independentemente da idade, devem ter duas doses da vacina trÃplice viral comprovadas.
O cenário mundial de sarampo aponta elevação do número de casos confirmados, com mais de 16 mil casos no mundo, principalmente no Iêmen (7.584), Paquistão (6.661), Ãndia (6.532), Tailândia (6.224) e Etiópia (4.596). Na região das Américas, os Estados Unidos tiveram um total de 256 casos confirmados até 11 de março.
Â
Gilmar Martins