Capital vacina 63% das crianças a partir de 5 anos contra Covid-19

10/03/2022 16:38
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Mais de 75 mil crianças, entre 5 e 11 anos, já receberam as doses em Porto Alegre

Porto Alegre avançou na vacinação infantil, chegando a 75.499 crianças imunizadas contra Covid-19, o equivalente a 63,89% do público estimado, que é de 118.158 crianças de 5 a 11 anos. O quantitativo corresponde ao período de 19 de janeiro até 9 de março. 

No último sábado, 5, a prefeitura promoveu a segunda edição do Dia C da Vacinação Infantil, quando mais de 1.800 doses foram aplicadas durante a ação, que ocorreu em sete escolas da cidade. Para a diretora de Atenção Primária em Saúde, a adesão foi satisfatória: “Sabemos que muitos pais não conseguem ir até as unidades de saúde durante a semana. Por isso, disponibilizamos as doses em diferentes pontos da cidadeâ€, destaca Caroline Schirmer.

A primeira dose e a segunda dose de Coronavac estão disponívieis para todas as crianças de seis a 11 anos, exceto as imunocomprometidas, em 24 unidades de saúde e na Unidade Móvel. Já a primeira dose da vacina pediátrica da Pfizer/BioNTech é oferecida em 14 unidades de saúde para todas as crianças de cinco a 11 anos. Confira os endereços no link.

“A vacinação deste público está progredindo gradativamente. Convidamos os pais ou responsáveis que ainda não vacinaram seus filhos que os levem até as unidades para garantir a proteção dos pequenosâ€, destaca o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta.

Os pais ou responsáveis legais devem estar presentes no momento da vacinação e manifestar concordância. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito. Após a aplicação, as crianças devem aguardar 20 minutos na unidade de saúde para observação. 

Os dados são da SMS e foram obtidos junto às unidades de saúde. Os quantitativos que constam no painel Vacinômetro são menores, já que não era possível registrar as doses no sistema do Ministério da Saúde no início da vacinação.
 

Cláudia Fleury

Gilmar Martins