Capital vacina 41,45% de crianças de 12 meses a menos de 5 anos contra poliomielite

06/11/2020 14:44
Divulgação/PMPA
vacinação
Campanha nacional foi prorrogada até o dia 20 de novembro

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação foi prorrogada até 20 de novembro em Porto Alegre, conforme orientação da Secretaria Estadual da Saúde. Até esta sexta-feira, 6, foram aplicadas 26.948 doses contra a pólio, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) - uma cobertura de 41,45%. A meta é vacinar 61.784 crianças contra a poliomielite, 95% do total de 65.036 crianças de 12 meses a menores de 5 anos na Capital. 

Na próxima quarta-feira, 11, a prefeitura irá disponibilizar drive-thrus em diferentes locais da cidade como mais uma forma de imunizar essas crianças com uma dose extra das gotinhas contra paralisia infantil. Também haverá orientação a pais e responsáveis quanto à atualização da caderneta, que deve ser feita nas unidades de saúde.

Com relação à multivacinação, foram aplicadas 59.046 doses das demais vacinas, conforme dados do E-SUS. Os números são parciais e sujeitos a revisão. A ideia é garantir a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis e melhorar as coberturas vacinais. Por isso, é muito importante procurar uma unidade de saúde.

A campanha teve início em 5 de outubro para imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos com uma dose extra das gotinhas e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Estão disponíveis doses do Calendário Nacional de Vacinação, de acordo com a idade e situação vacinal. 

Em Porto Alegre, as unidades de saúde da Atenção Primária estão engajadas na campanha. Consulte este link e confira a lista de postos. 

 

 

Vanessa Conte

Rui Felten