Capital terá oferta de exames e programação especial pelo Outubro Rosa

29/09/2023 12:40

No mês da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) terá programação especial com diversas ações nas 134 unidades de saúde da Capital. Haverá encaminhamento para exames de mamografia em públicos que tenham essa indicação, realização de citopatológico para prevenção do câncer de útero, além de orientações gerais de saúde e bem-estar. 

Como de praxe, o executivo municipal apoia diversas organizações da sociedade civil, e neste mês tão importante não será diferente. Nesta sexta-feira, 29, a SMS participa do início da programação do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama) e Gabinete da Primeira-dama Valéria Leopoldino. Será às 18h, no Centro Administrativo Municipal (rua João Manoel, 157, 18º andar). O evento terá a participação do secretário-adjunto da Saúde, Cesar Sulzbach, e da diretora da Atenção Primária, Vânia Frantz, entre outras autoridades.

A técnica da área de saúde da mulher da SMS, Rosa Vilarino, destaca a importância de manter em dia os exames preventivos e as visitas regulares à unidade de saúde. “Hábitos saudáveis também contribuem para a qualidade de vida, como alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, evitando o fumo e o excesso de bebida alcoólica”, afirma Rosa.

Oferta de exames - O Imama irá disponibilizar 3.205 ultrassonografias mamárias, a partir de emendas parlamentares repassadas à SMS, no período de um ano. A Liga de Combate ao Câncer prevê firmar acordo de cooperação, sem ônus para o município, no qual deve disponibilizar os seguintes exames: 720 mamografias em 12 meses, 120 ultrassonografias mamárias, 120 ultrassonografias transvaginais e 600 citopatológicos do colo do útero.

Já a Sociedade de Mastologia do Rio Grande do Sul é parceira na capacitação de agentes comunitários de saúde para a abordagem das mulheres, com o objetivo de detecção precoce do câncer de mama. Outra parceria com o Imama vai conceder vale transporte a mulheres com câncer de mama e sem recursos para passagem, a ser utilizado no deslocamento para realização do tratamento. Aquelas que precisarem devem fazer contato com o Núcleo de Relacionamento com o Paciente do Imama, no WhatsApp 51 9403-4249. Os recursos são de emenda parlamentar indireta no valor de R$ 50 mil.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes