Capital terá novo formato para vigilância de variantes na chegada de passageiros no aeroporto

02/07/2021 15:48
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ação irá substituir iniciativa realizada em junho no Salgado Filho

Passageiros sintomáticos, que residam em Porto Alegre ou que ficarão hospedadas por pelo menos quatro dias na Capital e que desembarquem no Aeroporto de Porto Alegre, poderão fazer testes de RT-PCR para detecção do novo coronavírus. O novo formato substituirá a ação de controle sanitário realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), em junho.

“A intenção é manter a vigilância de entrada de novas variantes do coronavírus na cidade, mediante oferta de testagem em laboratórios parceiros ou em unidades de saúde da rede municipal”, explica o diretor da DVS, Fernando Ritter. O protocolo para garantir o acesso ao exame de RT-PCR e o fluxo para atendimento da demanda estão em construção e serão divulgados nos próximos dias. 

Nesta quinta-feira, 1º, em reunião no aeroporto, Ritter apresentou aos parceiros o resultado da operação de controle sanitário realizada na área de desembarque entre os dias 14 e 27 de junho. Além de frisar os números da ação, o diretor explicou que a experiência vai gerar a emissão de recomendações a todos os parceiros: Fraport Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e companhias aéreas.

Durante os dias de ação, foram realizados 6.203 testes rápidos de antígeno, com detecção de 55 casos positivos, atuação de 51 profissionais da DVS, 61 estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e nove professores da universidade, em três turnos, da chegada do primeiro voo até o último do dia pousar na cidade. “Observamos que 52,7% dos casos positivos eram de pessoas que embarcaram sintomáticas, o que é muito preocupante”, disse o gestor.

Protocolos -  Entre as recomendações, está atualização do protocolo e indicação do uso de máscaras nas aeronaves, operações coordenadas como a realizada em Porto Alegre em áreas de embarque de outros aeroportos brasileiros, triagem de pessoas sintomáticas no embarque, com realização de testagem por Teste Rápido de Antígeno, e oferta de máscaras cirúrgicas ou N95 a viajantes.

O resultado da experiência da Capital será encaminhado para outras esferas de governo. Documento assinado pela SMS, Secretaria Estadual de Saúde e UFRGS, com anuência do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, será emitido aos parceiros (companhias aéreas Latam, Gol e Azul, Anvisa e Fraport Brasil, administradora do aeroporto), Ministério da Saúde, Casa Civil da Presidência da República, Agência Nacional de Aviação Civil, presidência da Anvisa e Governo do Estado.

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes