Capital tem equipes de Consultório na Rua voltadas para atendimento de saúde mental
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu nesta terça-feira, 16, duas novas equipes de Consultório na Rua, que irão atuar na região central de Porto Alegre. A novidade é que ambas estarão dedicadas a atendimentos com ênfase em saúde mental para a população em situação de rua.
O grupo foi acolhido nesta tarde, no Centro de Saúde Santa Marta. As equipes são compostas por agentes redutores de danos, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos especializados em saúde mental e motoristas.
Conforme a diretora de Atenção Primária, Vânia Frantz, observa-se uma alta demanda desse enfoque mais específico junto à população em situação de rua. “Identificamos a importância de ter uma intervenção em saúde mental, muito especialmente em uso de álcool e outras drogas. Então essas equipes vêm para olhar a saúde mental de uma forma mais específica, fazendo a articulação com a rede de saúde, seja junto aos centros de atenção psicossocial, unidades de saúde ou serviços especializados, quando houver outro tipo de doença associada”, avalia a gestora.
A secretária-adjunta da SMS, Jaqueline César Rocha, a coordenadora de Saúde Mental, Marta Fradique, e a coordenadora de Saúde da População em Situação de Rua da SMS, Veridiana Machado, também participaram da recepção aos novos profissionais. As equipes estão vinculadas à Coordenadoria de Saúde Oeste e serão mantidas em parceria com o IB Saúde.
Gilmar Martins
