Capital tem cinco locais especializados para atendimento de pessoas com HIV/Aids

01/12/2025 08:07

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) possui cinco serviços voltados para o atendimento de pessoas que vivem com HIV/Aids. O mais novo deles é o Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis, ao HIV/Aids e Coinfecções (Craip), que foi entregue em outubro e funciona na avenida João Pessoa, 1327, bairro Farroupilha, onde ficava o Ambulatório de Dermatologia Sanitária, em prédio do Estado que foi cedido para uso da prefeitura.

Porto Alegre tem ainda quatro serviços de atendimento especializado (SAEs): Santa Marta, Vila dos Comerciários, IAPI e Murialdo. Além disso, as 132 unidades de saúde oferecem acolhimento e testagem para infecções sexualmente transmissíveis, preservativos e gel lubrificante.

Tanto o Craip quanto os SAEs oferecem atenção especializada para ISTs, incluindo HIV/Aids, hepatites virais e outras infecções, com foco em prevenção, diagnóstico e tratamento. Nos locais, é possível ter acesso a cuidados e aconselhamento, incluindo testagem, tratamento e medicamentos, além de oferecer as profilaxias pós-exposição (PEP) e pré-exposição (PrEP). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Dezembro Vermelho – O mês de dezembro é dedicado à conscientização, prevenção e enfrentamento ao HIV/Aids. A programação organizada pela SMS começa nesta segunda-feira, 1º, Dia Mundial de Combate ao HIV. Pela manhã, a abertura das ações será marcada por atividades nas estações Mercado, Rodoviária e Farrapos da Trensurb.

O Grupo de Autocuidado para Pessoas que Vivem com HIV do SAE Santa Marta promove nesta segunda, às 9h30, a Caminhada pela Vida e Contra o Preconceito, com saída da Orla do Gasômetro. Já às 14h, haverá sessão de cinema com o filme Carta para Além dos Muros, obra reconhecida pelo papel fundamental na construção da memória social sobre o HIV no Brasil e na desconstrução de estigmas ainda presentes. A exibição ocorrerá no cinema do Sindicato dos Bancários.

Serviços:

- Centro Regionalizado de Atenção Integral e Prevenção às ISTs – Craip (avenida João Pessoa, 1327, 2º andar)

- Serviços de Atendimento Especializado:
SAE Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar);
SAE Vila dos Comerciários (rua Moab Caldas, 400, área 11);
SAE IAPI (rua Três de Abril, 90, área 12);
SAE Murialdo (avenida Bento Gonçalves, 3722, 2º andar, sala 15).

Leia mais: Dezembro Vermelho tem exibição de filme e roda de conversa sobre HIV/Aids

Vanessa Conte

Cristiano Vieira