Capital promove ações de saúde pelo Mês das Hepatites Virais

14/07/2022 07:57
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Ideia é intensificar a testagem e o vínculo de grupos prioritários ao tratamento

Porto Alegre é a capital do país com maior incidência de hepatite C, segundo dados do Ministério da Saúde, com 47,2 casos por 100 mil habitantes em 2020. Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aproveita a campanha Julho Amarelo, mês de conscientização das hepatites virais, e promove ações para intensificar a testagem e o vínculo ao tratamento de grupos prioritários. 

Nesta quarta-feira, 13, a programação inclui testagem e aconselhamento no Restaurante Popular, das 10h às 13h, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). Na quinta, 14, haverá conversa de sensibilização no Quilombo Santa Luzia, das 14h às 16h. Já no domingo, 17, a ação será realizada durante a Parada de Luta, em horário a ser definido. A programação faz parte da estratégia Teste e Trate, criada pela Coordenação de Atenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose da SMS. 

Público prioritário – Pessoas acima de 40 anos, portadores de diabetes e pessoas que tiveram exposição a sangue e derivados, seja por transfusão de sangue antes de 1993, hemodiálise, uso de drogas ou procedimentos estéticos como piercing e tatuagem, pessoas privadas de liberdade, pessoas que vivem com HIV, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores do sexo, usuários de álcool e outras drogas e pessoas em situação de rua. 

A testagem rápida está disponível de segunda a sexta-feira para toda a população em 132 unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (SAE), localizado na rua Capitão Montanha, 27. 

Confira a programação:

  • 13/07 – 10h às 13h: Restaurante Popular (rua Garibaldi, 461) - testagem e aconselhamento, com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, pela Unidade de Segurança Alimentar.
  • 14/07 – 14h às 16h: Quilombo Santa Luzia (rua Jânio Quadros, 365, bairro Cascata) - conversa de sensibilização para a importância da testagem das hepatites B e C e demais infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose, prevenção combinada e entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante.
  • 17/07 – Parada de Luta em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS): orientações em saúde, entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante (horário a definir).
  • 19/07 – 9h às 13h: Centro POP 1 - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (av. João Pessoa, 2384) - ação de testagem.
  • 21/07 – 9h às 13h: Centro POP 3 (av. França, 496), Navegantes) - ação de testagem  
  • 26/07 – Ação de testagem e aconselhamento nas aldeias indígenas Van Ká (Lami) e Komag (Belém Novo).
  • 28/07 – Ação educativa no Abrigo Marlene - conversa de sensibilização para a importância da testagem das hepatites B e C e demais infecções sexualmente transmissíveis, tuberculose prevenção combinada e entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante.
  • 31/07 – 9h30 às 11h30: Participação em Caminhada contra as Hepatites com testes rápidos no ônibus Fique Sabendo, orientações de saúde, conscientização sobre combate às hepatites, entrega de preservativos, autotestes de HIV e gel lubrificante.
Vanessa Conte

Gilmar Martins