Capital já aplicou mais de 388 mil doses de vacina contra gripe

07/06/2023 15:42
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Unidade móvel estará na orla nesta quinta-feira

Porto Alegre aplicou até esta quarta-feira, 7, 388.161 doses de vacinas contra gripe. Idosos receberam mais doses: 170.418 (54,4% da meta). O grupo das pessoas sem comorbidades e que não integram grupos prioritários vem na sequência, com 117.294 doses recebidas. As crianças somam 22.844 doses (25% da meta). Os dados da imunização são do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, extraídos nesta quarta-feira, 7. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferece a vacina para todas as pessoas com seis meses ou mais, enquanto houver doses disponíveis. Todas as unidades de saúde aplicam a imunização contra gripe na cidade, durante o horário de funcionamento de cada local. Aos finais de semana a oferta é feita nas unidades definidas para atendimento da comunidade.

Neste feriado de Corpus Christi, quinta-feira, 8, a unidade móvel da SMS estará estacionada ao lado da Usina do Gasômetro e funcionará como local de vacinação. As vacinas contra Covid-19 e gripe podem ser feitas no mesmo dia, pois não há contraindicação para as vacinas serem aplicadas de forma concomitante para os públicos aptos a receber as doses.

Crianças e idosos, de acordo com dados da Unidade de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (UVE/SMS), concentram os maiores percentuais de pessoas internadas por problemas respiratórios na cidade neste ano.

Gestantes – Gestantes imunizadas protegem seus bebês, que só podem receber a primeira dose de vacina aos seis meses de vida. Antes dessa idade, a proteção contra complicações causadas pelo vírus é garantida exclusivamente pela vacinação da mãe durante a gestação. As mulheres podem receber a vacina em qualquer período da gravidez. 

Leia mais

Prefeitura leva vacinação contra gripe à Orla do Guaíba nesta quinta-feira

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça