Capital intensifica testagem no mês de combate às hepatites virais

25/07/2023 09:07
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Tratamento gratuito pelo SUS é disponibilizado a todos com resultado positivo

Ampliar a testagem e o tratamento da hepatite C está entre os objetivos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o programa Teste e Trate, desenvolvido em Porto Alegre. No mês de conscientização das hepatites virais, a prefeitura promove ações de testagem para públicos prioritários, mais vulneráveis à infecção. A iniciativa é motivada pelo Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, lembrado dia 28.

Ao longo do mês, as equipes fazem atendimentos em centros de assistência social para a população em situação de rua, albergues, restaurantes populares, instituições de longa permanência de idosos e canteiros de obras da construção civil. As ações contam com apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Além dos testes para diagnóstico de hepatite C, também são realizados exames de sífilis, hepatite B e HIV. O tratamento é disponibilizado a todos com resultado positivo para quaisquer infecções. “Porto Alegre é pioneira no país ao eliminar a hepatite C nos presídios, onde os apenados receberam tratamento pelo Sistema Único de Saúde e estão curados”, relata o hepatologista Eduardo Emerim, da Coordenação de Atenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose da SMS.

Seminário – O protagonismo de Porto Alegre na eliminação das hepatites virais será tema de seminário dia 25 de julho, terça-feira, às 14h, no auditório Ruy Cirne Lima do Foro Trabalhista de Porto Alegre, na avenida Praia de Belas, 1432, prédio 3, 2º andar. A programação é voltada à qualificação dos profissionais da saúde.

Porto Alegre é a capital do país com maior taxa de detecção de hepatite C, com 47,2 casos por 100 mil habitantes em 2022, segundo dados do mais recente boletim epidemiológico hepatites virais do Ministério da Saúde. No ano anterior, o município apresentava 51,1 casos por 100 mil habitantes. A meta da SMS é eliminar as hepatites virais como problema de saúde pública até 2030.

Público prioritário - Pessoas acima de 40 anos, portadores de diabetes e pessoas que tiveram exposição a sangue e derivados, seja por transfusão de sangue antes de 1993, hemodiálise, uso de drogas ou procedimentos estéticos como piercing e tatuagem, pessoas privadas de liberdade, pessoas que vivem com HIV, homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores do sexo, usuários de álcool e outras drogas e pessoas em situação de rua.

A testagem rápida está disponível de segunda a sexta-feira para toda a população em 132 unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (SAE), das 8h às 16h30, na rua Capitão Montanha, 27, 5º andar.

Leia também:

Iniciativa inovadora de Porto Alegre elimina hepatite C dos presídios

População em situação de rua recebe novo tratamento para hepatite C

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes