Capital integra projeto de combate à violência contra a mulher

29/08/2022 15:13

O Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs), serviço da Secretaria Municipal de Saúde que atende urgências e emergências na capital gaúcha, integra a fase-piloto do projeto Mulher +Segura, ferramenta de apoio no combate à violência contra a mulher. Pareceria entre Polícia Civil, Secretaria Estadual da Saúde e a empresa True, a iniciativa é uma proposta diferenciada para que profissionais da saúde, de todas as áreas, possam comunicar ao órgão responsável pela segurança casos suspeitos ou confirmados de violência.  

Através de um aplicativo mobile, os profissionais da saúde registram os dados de casos em que identificam uma possível violência contra a mulher. Os dados são enviados diretamente para que a polícia civil possa fazer a busca ativa de possíveis vítimas e intervir precocemente, evitando que uma situação evolua para casos mais graves. Todos os dados são mantidos em sigilo, ou seja, não ficam armazenados no smartphone de nenhum profissional, e a condução do caso é de responsabilidade da polícia civil.

Após a fase-piloto, que entra em funcionamento nesta semana, no Pacs, o projeto poderá ser expandido para outros serviços de saúde dentro de todo o estado do Rio Grande do Sul.

 

Gilmar Martins