Capital encerra Campanha de Multivacinação com 19 mil doses aplicadas nos sábados

29/10/2023 08:45
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Só no sábado, 28, nove postos abriram e administraram 1.512 doses

Ao longo de três sábados, Porto Alegre movimentou unidades de saúde e chegou a marca de 19.330 doses aplicadas na Campanha de Multivacinação em crianças e adolescentes até 15 anos, conforme dados enviados pelas unidades de saúde. Só neste sábado, 28, nove postos abriram suas portas e administraram 1.512 doses: Álvaro Difini, Restinga, Macedônia, Moab Caldas, Vila Fátima, Jardim Carvalho, Timbaúva, Vila Elisabeth e Santa Maria. As equipes também se revezaram em ações extramuros para atender a população. Os números estão sujeitos a revisão e nesta semana a SMS vai divulgar os dados gerais de 14 a 28 de outubro. 

Cristine Rochol/PMPA
SMS
Unidades de saúde contaram com brinquedos infláveis, equipes fantasiadas e atividades especiais

Na abertura da campanha, realizada no último dia 14, na Esplanada da Restinga, as crianças nascidas no período de junho de 2020 a dezembro de 2022 também receberam uma caderneta de vacinação confeccionada pela Secretaria Municipal de Saúde. Outras sete unidades de saúde aplicaram 1.562 doses: Bom Jesus, Farrapos, 1º de Maio, Santa Marta, São Carlos, Rubem Berta e Tristeza.

Somente no dia 21, Dia D da Multivacinação, mais de 15 mil doses foram administradas em Porto Alegre. A programação para este dia, com passe livre nos ônibus para facilitar o deslocamento das famílias, bem como nos outros finais de semana, contou com a participação do Zé Gotinha em unidades de saúde, brinquedos infláveis, equipes fantasiadas e com atividades especiais em cada região. 

Vacinação continua - É importante lembrar que a campanha de multivacinação de Porto Alegre se encerrou neste sábado, mas as 134 unidades de saúde continuam imunizando crianças e adolescentes, de segunda a sexta-feira, com vacinas que previnem doenças como a paralisia infantil, sarampo, caxumba, rubéola, coqueluche e meningite, por exemplo, que podem evoluir a quadros graves e por isso é fundamental garantir a proteção. Todas as unidades também contam com vacinação para Covid-19 e Influenza para aqueles que não estão com o esquema vacinal completo. É importante levar a carteira de vacinação no momento da aplicação (veja aqui os endereços).

  

 

Carolina Zeni

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes