Capital é pioneira ao levar testagem e tratamento da hepatite C a presídios

26/04/2022 12:11
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Objetivo é tornar Porto Alegre primeira capital do país a alcançar meta da OMS para eliminação da doença

Porto Alegre é pioneira no país ao levar testagem e tratamento in loco para o vírus da hepatite C a pessoas privadas de liberdade, que têm mais dificuldade de acesso aos serviços de saúde. A iniciativa integra o projeto Teste e Trate, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no intuito de ampliar a testagem em públicos prioritários. A ideia é tornar Porto Alegre a primeira capital do país a alcançar as metas da Organização Mundial da Saúde para eliminação da hepatite viral C até 2030. 

Realizada em parceria com quatro instituições penitenciárias, a ação intersetorial envolve os setores de saúde e segurança pública. O atendimento está a cargo da Coordenação de Atenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis, HIV/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose da SMS. A equipe é multiprofissional, composta por médico hepatologista, enfermeiros, bióloga e farmacêutico, com acompanhamento de agentes de segurança da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e da Brigada Militar. 

O projeto-piloto começou em fevereiro, no Presídio Feminino Madre Pelletier, com testagem rápida para hepatites virais e vínculo ao tratamento da doença. Em março, o trabalho teve início no Presídio Central e na Penitenciária Estadual, ambos em andamento, além do Instituto Psiquiátrico Forense, finalizado segunda-feira, 25. “O presídio feminino Madre Pelletier é a primeira penitenciária da cidade na qual a totalidade da população passou por testes de hepatite C, com pacientes diagnosticadas em tratamento”, afirma o hepatologista da SMS, Eduardo Emerim.

Piloto – No Presídio Feminino Madre Pelletier, foram realizados 328 testes rápidos para detecção de hepatite C, com prevalência de 2,44% de infecção na população. Mulheres privadas de liberdade com teste rápido reagente foram submetidas à coleta de sangue, com a realização de carga viral e exames laboratoriais, sem a necessidade de deslocamento. A taxa de detecção do vírus na instituição supera a taxa nacional e municipal. 

Dados – Porto Alegre é a capital do país com maior incidência de hepatite C, segundo dados do Ministério da Saúde, com 47,2 casos por 100 mil habitantes em 2020. Por isso, a SMS reforça a importância da testagem rápida, disponível para toda a população em 132 unidades de saúde e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (SAE), localizado na rua Capitão Montanha, 27. 

Público prioritário elencado pelo Ministério da Saúde – Pessoas acima de 40 anos, portadores de diabetes e pessoas que tiveram exposição a sangue e derivados, seja por transfusão de sangue antes de 1993, hemodiálise, uso de drogas ou procedimentos estéticos como piercing e tatuagem, pessoas privadas de liberdade, pessoas que vivem com HIV, população LGBTQIA+, trabalhadores do sexo, usuários de álcool e outras drogas e pessoas em situação de rua. 

A hepatite provocada pelo vírus C tem maior chance de se tornar crônica, caracterizando-se como um dos maiores problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. A vantagem é que, hoje, a terapia é altamente eficaz e segura, com potencial de cura acima de 90%. 

“Com testes rápidos disponíveis no Sistema Único de Saúde, é possível fazer o diagnóstico da doença em minutos, porém é necessário realizar ações e campanhas voltadas principalmente à população prioritária da infecção”, destaca Emerim. Aumentar o número de pacientes em tratamento para eliminar as hepatites virais até 2030 está entre as metas da Capital no Plano Municipal de Saúde e no Plano de Enfrentamento à Doença, lançados em julho de 2021, no Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. 
 

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes