Capital debate custos do uso irracional de medicamentos

23/04/2024 08:54

A prefeitura promove de 6 a 9 de¬†maio a 1¬™ Semana do¬†Uso Racional de Medicamentos. A programa√ß√£o inclui, no dia 7, a mesa redonda ‚ÄúO custo do uso irracional de medicamentos para o Brasil: da ci√™ncia √†s pessoas‚ÄĚ. As inscri√ß√Ķes est√£o abertas para profissionais da¬†sa√ļde e demais interessados no tema, neste link.

O encontro ocorre no audit√≥rio da Faculdade de Farm√°cia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com a participa√ß√£o da doutora em medicamentos e assist√™ncia farmac√™utica¬†Cristiane Rezende¬†e do jornalista e escritor Fabr√≠cio Carpinejar. S√£o parceiros da Secretaria Municipal de Sa√ļde (SMS) na realiza√ß√£o do evento a UFRGS, o Conselho Federal de Farm√°cia e a Associa√ß√£o de Farmac√™uticos do Rio Grande do Sul.

A Semana do¬†Uso Racional de Medicamentos √© estabelecida no Estado entre os dias 5 e 11 de maio, com base na Lei 14.627/14. A ideia √© investir na conscientiza√ß√£o dos profissionais de sa√ļde e da popula√ß√£o ga√ļcha sobre o adequado uso de medicamentos e o potencial risco de automedica√ß√Ķes e intoxica√ß√Ķes.

Confira informa√ß√Ķes dos palestrantes:

Cristiane Rezende √© p√≥s-doutoranda em Medicamentos e Assist√™ncia Farmac√™utica pela Faculdade de Farm√°cia da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafar/UFMG) e doutora em Medicamentos e Assist√™ncia Farmac√™utica pela mesma institui√ß√£o. Mestra em Ci√™ncias Farmac√™uticas pela Escola de Farm√°cia da Universidade Federal de Ouro Preto (Efar/UFOP). Especialista em Preceptoria no Sistema √önico de Sa√ļde pelo Instituto S√≠rio-Liban√™s de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL). Graduada em Farm√°cia pela Efar/UFOP. Membro do Conselho Cient√≠fico do Instituto para Pr√°ticas Seguras no Uso de Medicamentos (ISMP Brasil). Pesquisadora do Centro de Estudos em Aten√ß√£o Farmac√™utica (Ceaf) da Faculdade de Farm√°cia da Universidade Federal de Minas Gerais (Fafar/UFMG).

Fabr√≠cio Carpinejar √© escritor premiado, jornalista com experi√™ncia em programas em r√°dio e televis√£o, influenciador digital, palestrante e professor de Est√©tica na p√≥s-gradua√ß√£o da PUCRS. O comunicador escreve cr√īnicas di√°rias para o jornal Zero Hora (RS), semanal para o jornal O Tempo (MG) e √© comentarista da R√°dio Ga√ļcha (RS). Possui 51 livros publicados e mais de 20 pr√™mios liter√°rios, entre eles duas vezes o Pr√™mio Jabuti. Suas obras transitam entre g√™neros como poesia, cr√īnicas, infanto-juvenis e reportagens.

Programação:

6 de maio:
HPS: Oficinas com trabalhadores do hospital

7 de maio:
Evento no audit√≥rio da Faculdade de Farm√°cia da¬†Ufrgs¬†- Av. Ipiranga, 2752 (aberto ao p√ļblico)
9h30: Mesa de abertura com participação das entidades AFARGS, CFF, UFRGS, CMS
10h20: coffe break
10h30: Mesa redonda:
O Custo do Uso Irracional de Medicamentos para o Brasil: da ciência às pessoas
Ministrantes: dra. Cristiane de Paula Rezende e escritor Fabrício Carpinejar

Tarde:
PALESTRAS ON-LINE (link será enviado para o e-mail da inscrição)
14h: Estruturando a Farmácia Clínica nos municípios: desafios e oportunidades
Ministrante: Rodrigo Silveira Pinto
15h30: Desprescrição de medicamentos e como fazer abordagem com prescritores
Ministrante: Chriscia Jamilly Pinto de Sousa

Noite:
Live: Uso da IA na Segurança do Paciente
Ministrante: NoHarm

8 de maio:
HPS: Atividades com pacientes da internação
Unidades de Sa√ļde Bananeiras, Camaqu√£, Divina Provid√™ncia, IAPI e Modelo

9h|13h30: Salas de espera sobre armazenamento e descarte de medicamentos
10h|14h30: Palestra para usuários das US. Assunto: Automedicação e utilização de fitoterápicos e suplementos
11h|15h30: Capacitação para os trabalhadores das US: Uso correto de medicamentos, segurança do paciente (prescrição, dispensação e administração)

9 de maio:
HPS: Oficinas com trabalhadores do hospital
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins