Capital aplica mais de 303 mil doses de vacinas  contra a Covid-19 em agosto

01/09/2021 16:32
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Mesmo com vacina, população deves manter as medidas de prevenção

O Vacinômetro da Capital registrou a aplicação de 303.347 doses contra a Covid-19 no mês de agosto. Foram 174.941 primeiras doses e 128.406 segundas doses. Em julho, foram registradas 337.272 aplicações.

O secretário de Saúde de Porto Alegre, Mauro Sparta, explica que a redução no número de doses ocorre devido à mudança na distribuição de vacinas pelo Governo do Estado. “Antes, costumávamos receber cerca de 10% da quantidade total de vacinas enviadas ao Rio Grande do Sul. Nas últimas remessas, este percentual tem sido menor, priorizando os municípios que ainda não começaram a imunização das pessoas com 18 anos ou mais. Isso fez com que baixássemos o ritmo, mas nunca interrompemos a imunização”, ressalta Sparta.

Leitos de UTI - A taxa de ocupação geral em leitos de UTI, considerando os 18 hospitais da cidade, apresentou queda de 6% em relação a julho. Já a média mensal de pacientes com Covid-19 internados em leitos de UTI caiu 49%. A média mensal de pacientes confirmados com a doença que estavam na lista de espera por leitos de UTI apresentou queda de 50% em comparação ao mês passado. Os dados são do Dashboard das UTIs.

Com relação à taxa de ocupação geral em Unidades de Pronto Atendimento (UPA), considerando os quatro locais (Bom Jesus, Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro e Moacyr Scliar), houve queda de 8%.

Para o secretário, a redução está relacionada ao avanço da vacinação. Mais de 93% da população acima de 18 anos já recebeu ao menos uma dose e 58% está com o esquema vacinal completo. Apesar da melhora dos números, Sparta reforça a importância de manter as medidas de prevenção. “Não podemos baixar a guarda. Máscara, distanciamento e álcool em gel são essenciais mesmo após a vacina”, finaliza.

 

Luize Baini

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes