Capital abrirá 25 novos leitos hospitalares na Operação Inverno

13/07/2023 08:39

Para amenizar a lotação nas emergências nos meses de frio, a prefeitura terá 25 novos leitos hospitalares de retaguarda disponíveis nos próximos dias para atendimento adulto durante a Operação Inverno. As vagas de internação serão abertas na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, a pasta segue monitorando continuamente os indicadores para a tomada de decisão. “Quadros de doenças respiratórias tendem a aumentar nesse período, por isso, seguimos atentos às necessidades do sistema de saúde”, destaca.

Ritter reforça ainda o pedido de que pessoas do público-alvo da vacinação contra a gripe que ainda não se vacinaram busquem uma unidade de saúde para garantir a imunização, evitando, dessa forma, desenvolver quadros mais graves da doença.

No mês de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu 116 novos leitos hospitalares para atendimento adulto e pediátrico. Na pediatria, foram 35 leitos clínicos e 22 de UTI. Já para o público adulto foram abertos 59 leitos clínicos.

Também ocorreu a contratação temporária de mais de cem profissionais para atendimento nas unidades de saúde, Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul (Pacs) e hospitais Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) e de Pronto Socorro (HPS). Entre eles estão enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, auxiliares de farmácia, médicos pediatras e biomédico.

Reforço – A prefeitura mantém a abertura de unidades de saúde em horário estendido e aos finais de semana para dar apoio aos prontos atendimentos, reduzindo o tempo de espera. Nos locais, a população tem acesso a consultas médicas e de enfermagem, medicamentos e imunização. Além disso, a vacinação itinerante das crianças nas escolas já imunizou mais de 15 mil estudantes em um mês na Capital.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes