Cancelada ação de testes rápidos de HIV na Redenção neste sábado

07/12/2024 07:29

Os testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C programados para este sábado, 7, no Parque Farropupilha (Redenção), foram cancelados devido à previsão de chuva. A ação será remarcada para uma nova data. Neste domingo, 8, equipe da Coordenação de Atenção à Tuberculose, IST, HIV/Aids e Hepatites Virais (Caist) estará na Redenção para levar informações e materiais ao público da Parada Livre, das 10h às 17h. Haverá distribuição de preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV, além de orientações de prevenção.

Capacitação - Dia 17, no auditório do CS IAPI (rua Três de Abril, 90), pela manhã e à tarde, ocorre capacitação sobre prevenção combinada ao HIV/Aids e aconselhamento em ISTs, profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) para a rede de profissionais das unidades de saúde, incluindo técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Prevenção – Além do uso de preservativos, as profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) são medicamentos anti-HIV que podem ser usados para prevenir a infecção pelo vírus. A principal diferença entre as duas é que a PrEP é tomada antes da exposição ao HIV, enquanto a PEP é usada após uma situação de risco, até no máximo 72 horas. Desde 2022, a PrEP está acessível à população em geral a partir de 15 anos nas unidades de saúde da Capital.

Onde testar – Testes, orientações e acesso a preservativos estão disponíveis nas 134 unidades de saúde da cidade (veja a lista de postos) e nos Centros de Testagem e Aconselhamento Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 5º andar) e Navegantes (avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5).

Leia mais: 
Comitê de mortalidade por HIV e Aids apresenta dados do ano na última reunião de 2024

Vanessa Conte

Gilmar Martins