Campanha do projeto A Hora é Agora divulga acesso a autotestes de HIV

22/11/2023 08:47
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Armário digital instalado no Shopping Total está entre os locais para retirada de autotestes

Porto Alegre está entre as cinco capitais do país que recebeu peças publicitárias do projeto A Hora é Agora para incentivar, divulgar e levar informações sobre o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST) à população. O material contém informações sobre como receber o autoteste gratuito de HIV de três formas fáceis, sigilosas e gratuitas.

A divulgação é feita em pontos de ônibus, shoppings e outros espaços públicos, além de distribuição de cartões flyers, cartazes e mídia em rede social. As demais cidades participantes são Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE).

Embora a campanha tenha como público-alvo homens gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trabalhadoras do sexo, mulheres trans e travestis, a ideia é que as publicidades também possam alcançar outras pessoas que procuram informações sobre o autoteste de HIV.

Isso porque a campanha tem o propósito de trazer uma linguagem jovem, com visual colorido, despojado e uma ilustração leve e chamativa que transmita a ideia de alguém que cuida da sua saúde e está feliz em poder compartilhar informações e experiências com outras pessoas ao seu redor, abarcando o conceito de autonomia, saúde, qualidade de vida e afirmação.

Como pedir o autoteste - As pessoas devem acessar o site ahoraeagora.org/autoteste, realizar um cadastro e escolher a forma como gostaria de recebe-lo.

São três opções disponíveis:

1) Receber em qualquer lugar, com a entrega sendo feita pelos Correios, em caixa discreta, no endereço que a pessoa informar;

2) Retirar, usando um código secreto, no armário digital localizado no Shopping Total (avenida Cristóvão Colombo, 545);

3) Retirar o autoteste no Centro de Saúde Navegantes de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5, 2º andar, bairro Navegantes), fone (51) 98329-3177, ou marcar dia e hora para fazer a testagem presencial.

Sobre o projeto - Desenvolvido desde 2015 em Curitiba e expandido para Porto Alegre, Campo Grande, Florianópolis e Fortaleza, o projeto A Hora é Agora tem como objetivo principal apoiar as unidades de saúde na ampliação da testagem e tratamento imediato para o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, além de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do autocuidado. 

O projeto A Hora é Agora faz parte de um acordo de cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec) e os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América, com recursos do Plano de Emergência do Presidente dos EUA para Alívio da Aids, em parceria com o Departamento de HIV/Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis, do Ministério da Saúde, as secretarias municipais e estaduais de Saúde e Organizações da Sociedade Civil.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil