Campanha de vacinação contra a poliomielite termina na sexta-feira

20/10/2022 08:38

A campanha de vacinação contra poliomielite (pólio, ou paralisia infantil) será encerrada em Porto Alegre na sexta-feira, 21. De acordo com dados até quarta-feira, 19, durante o período da campanha foram aplicadas, na Capital, 29.965 doses de vacina, com percentual de 45,2% da meta alcançado - o objetivo era vacinar 95% de 66.300 crianças na faixa etária (1 a 4 anos), ou 62.985. Os dados são parciais e estão sujeitos a alteração. 

Considerando as faixas etárias, o número e a porcentagem de imunização em Porto Alegre na campanha é o seguinte:
1 ano – 45,13% (7.080 doses)
2 anos – 42,99% (7.244 doses)
3 anos – 25,65% (7.700 doses)
4 anos – 47,01% (7.941 doses)

A vacina contra poliomielite está disponível em todas as unidades de saúde, com atendimento de acordo com o horário de funcionamento de cada local. Confira os locais.

A partir de segunda-feira, 24, a vacina estará disponível na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) apenas para o público etário com indicação no calendário oficial de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O esquema de rotina prevê três doses para bebês (aos 2, 4 e 6 meses de vida) e duas doses de reforço, uma aos 15 meses (1 ano e 3 meses) e a segunda aos 4 anos. Caso o esquema vacinal esteja atrasado, a criança pode receber doses até completar 5 anos de idade. 

De acordo com informação do Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no segundo quadrimestre a cobertura vacinal (calculada sempre com doses aplicadas em crianças com menos de um ano) contra pólio é de 76,5%. No primeiro quadrimestre, o percentual ficou em 71,7%, mesmo índice verificado em todo ano de 2021. Para conter o risco de transmissão do poliovírus – causador da poliomielite – são necessários 95% de cobertura vacinal atingidos. 

Situação - Em julho de 2022, os Estados Unidos registraram um caso de pólio, o primeiro em quase uma década. A pessoa não era vacinada. Países como o Paquistão e o Afeganistão apresentam cenário epidemiológico em que a poliomielite é doença endêmica, ou seja, o vírus circula. 

Com o tráfego aéreo constante, é essencial que as coberturas vacinais sejam superiores a 95% para proteger as populações. O Brasil não atinge a meta desde 2015. Em Porto Alegre, o percentual vem diminuindo também no mesmo período. Essa situação coloca a cidade e o país em risco de reintrodução do vírus, especialmente se considerado o tráfego internacional de pessoas em viagens pelo mundo e a forma de transmissão do vírus. Recentemente, o Ministério da Saúde informou a investigação de uma suspeita de poliomielite no Norte do país, mas foi descartada. 

A enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância de as crianças serem vacinadas. “Estamos em alto risco para reintrodução do vírus no país, e ele não circula no Brasil desde 1989”. Ela lembra também a gravidade da doença. “A criança pode ir dormir com febre e, em casos graves, no dia seguinte, acordar sem movimentos nas pernas de forma permanente”, destaca.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes