Campanha de vacinação contra poliomielite é prorrogada até 22 de outubro

30/09/2022 08:39
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Gotinhas estão disponíveis em 123 unidades de saúde de Porto Alegre

O Rio Grande do Sul decidiu prorrogar a campanha de vacinação de crianças de um a cinco anos incompletos contra poliomielite até 22 de outubro. A decisão considera a baixa adesão à imunização no Estado. No país, a campanha será finalizada nesta sexta-feira, 30.

Em Porto Alegre, as vacinas contra a pólio (ou paralisia infantil) estão disponíveis em todas as unidades de saúde. O tipo de vacina depende da faixa etária da criança. A campanha de atualização de cadernetas para crianças acima de 5 anos e adolescentes com menos de 15 anos será encerrada na sexta-feira. 

De acordo com informação do Relatório de Gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no segundo quadrimestre a cobertura vacinal (calculada sempre com doses aplicadas em crianças com menos de um ano) contra pólio é de 76,5%. No primeiro quadrimestre, o percentual ficou em 71,7%, mesmo índice verificado em todo ano de 2021. Para conter o risco de transmissão do poliovírus – causador da poliomielite – são necessários 95% de cobertura vacinal atingidos. 

Dados extraídos do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde, indicam que apenas durante a campanha o número de doses de vacina aplicado chegou a 21.537, correspondendo a 32,48% do estimado na Capital. A meta da campanha era vacinar 95% de 66.300 crianças na faixa etária (1 a 4 anos anos), ou 62.985. Os dados são parciais e estão sujeitos a alteração. 

Considerando as faixas etárias, o número e porcentagem de imunização em Porto Alegre é o seguinte:
1 ano – 32,0% (5.021 doses)
2 anos – 31,2% (5.268 doses)
3 anos – 33,0% (5.579 doses)
4 anos –33,5% (5.669 doses)

A vacina contra poliomielite está disponível em 123 unidades de saúde (relação aqui), com atendimento de acordo com o horário de funcionamento de cada local. 

Contexto da doença - Em julho de 2022, os Estados Unidos registraram um caso de pólio, o primeiro em quase uma década. A pessoa não era vacinada. Países como o Paquistão e o Afeganistão apresentam cenário epidemiológico em que a poliomielite é doença endêmica, ou seja, o vírus circula. 

Com o tráfego aéreo constante, é essencial que as coberturas vacinais sejam superiores a 95% para proteger as populações. O Brasil não atinge a meta desde 2015. Em Porto Alegre, o percentual vem diminuindo também no mesmo período. Essa situação coloca a cidade e o país em risco de reintrodução do vírus, especialmente se considerado o tráfego internacional de pessoas em viagens pelo mundo e a forma de transmissão do vírus.

O enfermeiro Augusto Crippa, do Núcleo de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, destaca a importância de as crianças serem vacinadas. “Estamos em alto risco para reintrodução do vírus no país, e ele não circula no Brasil desde 1989”. Crippa também enfatiza a gravidade da doença. “A criança pode ir dormir com febre e, em casos graves, no dia seguinte, acordar sem movimentos nas pernas de forma permanente”, destaca.

Patrícia Coelho

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes