Campanha de vacinação contra poliomielite e de multivacinação é prorrogada

30/10/2020 08:56
Anselmo Cunha/PMPA
SAÚDE
Unidades de saúde da Atenção Primária estão engajadas na campanha

Pais ou responsáveis têm um prazo maior para procurar as unidades de saúde na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação. A data final, prevista para esta sexta-feira, 30, foi prorrogada por mais três semanas, conforme orientação da Secretaria Estadual da Saúde. Isso porque o Rio Grande do Sul registrou, até quarta-feira, 28, uma cobertura de 51,85% do público-alvo. 

A campanha teve início no dia 5 para imunizar crianças de 12 meses a menores de cinco anos com uma dose extra das gotinhas e atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos. Em Porto Alegre, foram aplicadas 23.218 doses contra a pólio até esta quinta-feira, 29, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), uma cobertura de 35,70%. A meta é vacinar 61.784 crianças contra a poliomielite, 95% do total de 65.036 crianças de 12 meses a menores de 5 anos na Capital. 

Com relação à atualização da caderneta, foram aplicadas 49.159 doses das demais vacinas, conforme dados do E-SUS. Os números são parciais e sujeitos à revisão. Com a multivacinação, a ideia é garantir a proteção contra diversas doenças imunopreveníveis e melhorar as coberturas vacinais. Por isso, é muito importante procurar uma unidade de saúde. Estão disponíveis doses do Calendário Nacional de Vacinação, de acordo com a idade e situação vacinal. 

Vacinação de crianças - Hepatite B; Poliomielite 1, 2, 3; Poliomielite 1 e 3; Rotavírus humano G1P1; DTP+Hib+HB; Pneumocócica 10 valente; Meningocócica C; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela; Hepatite A; BCG*; Difteria, Tétano, Pertussis; Difteria, Tétano; Papilomavírus humano; Varicela; Pneumocócica 23-valente, vacina indicada para população indígena a partir dos cinco anos de idade. *A vacina BCG é aplicada nas maternidades e em unidades de saúde de referência.

Vacinação de adolescentes - Hepatite B; Difteria, Tétano; Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Papilomavírus humano; Meningocócica ACWY; Pneumocócica 23-valente, vacina indicada para população indígena.

Em Porto Alegre, as unidades de saúde da Atenção Primária estão engajadas na campanha. Consulte este link e confira a lista de postos de saúde.

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil