Caminhada Setembro Amarelo ocorre neste domingo

16/09/2023 08:08

A 3¬™ Caminhada Setembro Amarelo ‚Äď Juntos pela Vida ocorre neste¬†domingo, 17. O evento¬†seria¬†realizado no dia 3, mas¬†foi transferido¬†devido √†s chuvas. A a√ß√£o √© das secretarias municipais¬†da Sa√ļde (SMS), de Desenvolvimento Social (SMDS), Gabinete da Primeira-Dama e C√Ęmara Municipal, e acontece no Parque Farroupilha (Reden√ß√£o), pr√≥ximo ao Monumento do Expedicion√°rio.

As atividades t√™m in√≠cio √†s 10h, com apresenta√ß√£o do Caps¬†AD Esperan√ßa. A caminhada est√° programada para as 11h30 e passar√° pelas avenidas Jos√© Bonif√°cio e Osvaldo Aranha. Das 12h20 √†s 12h40, ter√° desfile de moda e atra√ß√£o musical com a Equipe de Sa√ļde Mental Adulto (Esma) Altos da Gl√≥ria. Das 13h20 √†s 13h50, o Centro de Aten√ß√£o Psicossocial √Ālcool e Drogas (Caps AD III) Girassol e o Caps¬†Flor de Maio promovem atividade de yoga e atra√ß√£o musical. Para encerrar, o grupo Tocante do Caps¬†AD Passo a Passo animam os participantes com mais m√ļsica, das 13h50 √†s 14h20.

O secret√°rio municipal da Sa√ļde, Fernando Ritter, observa que grande parte dos casos de suic√≠dio est√° relacionada a quadros de depress√£o e, por isso, √© importante o olhar atento para o assunto. ‚ÄúNesta terceira edi√ß√£o da caminhada, queremos informar e conscientizar a popula√ß√£o de Porto Alegre sobre a import√Ęncia de se falar no tema, do cuidado com a sa√ļde mental e, sobretudo, do combate ao preconceito que a tem√°tica ainda gera em nossa sociedade", afirma.

A primeira-dama, Val√©ria Leopoldino, destaca que, em 2022, o gabinete organizou com a Secretaria Municipal de Sa√ļde uma caminhada para promover a vida e abrir di√°logos sobre temas dif√≠ceis. ‚ÄúEste ano, nosso compromisso continua forte, agora em parceria com a C√Ęmara de Vereadores, unidos pelo Setembro Amarelo. Juntos, reafirmamos a import√Ęncia de estender a m√£o, ouvir atentamente e construir uma comunidade onde todos saibam que n√£o est√£o sozinhos. A cada passo, estamos iluminando o caminho da esperan√ßa‚ÄĚ, disse Val√©ria.

Serviço:

Pessoas que precisarem de ajuda devem buscar atendimento na unidade de sa√ļde de refer√™ncia, que far√° avalia√ß√£o, encaminhando aos servi√ßos de sa√ļde mental. Para situa√ß√Ķes de urg√™ncia e emerg√™ncia, est√£o em funcionamento os plant√Ķes no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e no Centro de Sa√ļde IAPI. A a√ß√£o conta com apoio do Centro de Valoriza√ß√£o da Vida (CVV).

Atendimento de Urg√™ncia e Emerg√™ncia em Sa√ļde Mental 24 horas:

Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul ‚Äď rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza

Centro de Sa√ļde IAPI ‚Äď rua Tr√™s de Abril, 90, bairro Passo d¬īAreia

Carolina Zeni