Caminhada de promoção à vida e prevenção ao suicídio será neste domingo

02/09/2022 08:44

Conscientizar sobre temas como suicídio e depressão está entre os objetivos da prefeitura com a Caminhada de Promoção à Vida, que será realizada neste domingo, 4, a partir das 10h, no Parque Farroupilha (Redenção). O ponto de encontro será o Monumento ao Expedicionário. Os participantes estão convidados a vestir camiseta branca. Promovida pelo Gabinete da Primeira-dama e Secretaria Municipal de Saúde, a programação faz parte da Campanha Municipal de Prevenção ao Suicídio. 

Para marcar o mês, a prefeitura elaborou uma série de cartazes e fôlderes com orientações e sinais de alerta, que serão distribuídos em repartições e serviços municipais. Os materiais informam a respeito dos atendimentos em saúde mental na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) da Capital.

Pessoas que precisarem de ajuda devem buscar atendimento na unidade de saúde de referência, que fará avaliação, encaminhando aos serviços de saúde mental. Para situações de urgência e emergência, estão em funcionamento os plantões no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e no Centro de Saúde IAPI. A ação conta com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV). 

A ideia é estimular a criação de uma rede de apoio para prevenção ao suicídio. “A prevenção não se limita à rede de saúde, sendo necessária a existência de medidas em diversos âmbitos na sociedade, que poderão colaborar para a diminuição das taxas de suicídio”, avalia a coordenadora técnica da área de Saúde Mental de Porto Alegre, Cristiane Stracke.

Conforme o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. 

De acordo com revisão divulgada este ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental em 2019. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes, e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade. 

Atendimento de Urgência e Emergência em Saúde Mental 24 horas: 
Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul – Rua Professor Manoel Lobato, 151, bairro Santa Tereza
Centro de Saúde IAPI – Rua Três de Abril, 90, bairro Passo d´Areia

Caminhada de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio
Domingo, 4, às 10h, no Parque Farroupilha (Redenção)
Ponto de encontro no Monumento ao Expedicionário
 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes