Beneficência de São Paulo acompanha cirurgias de endometriose no Hospital Presidente Vargas
Equipe do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo está em Porto Alegre para acompanhar cirurgias de endometriose feitas no Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas (HMIPV), administrado pela Secretaria Municipal de Saúde. Foram duas intervenções cirúrgicas na quinta-feira, 18, e uma nesta sexta-feira, 19. O acompanhamento faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), parceria entre o Ministério da Saúde e hospitais filantrópicos de referência.
A partir do programa, são oferecidas capacitações técnicas e científicas aos profissionais do SUS no manejo da endometriose, do diagnóstico ao tratamento. Em 2024, o HMIPV foi selecionado para participar do Projeto Endometriose Brasil, quando médicos e enfermeiros da equipe cirúrgica e médico de imagem do hospital realizaram curso de capacitação on-line e participaram de uma semana de imersão presencial no serviço da Beneficência Portuguesa de São Paulo.
“Na imersão, a equipe do HMIPV acompanhou a rotina da linha de cuidado na instituição, incluindo consultas, exames e cirurgias minimamente invasivas de pacientes ligadas a serviços especializados em saúde da mulher do SUS de municípios do Estado de São Paulo”, comenta a médica ginecologista do HMIPV, Fabiane Remus. A equipe também aprendeu mais a respeito dos processos e boas práticas que podem ser replicados em Porto Alegre.
Jornada – Em outubro, nos dias 24 e 25, o HMIPV promove a 3ª Jornada de Endoscopia Ginecológica e Mutirão de Cirurgias de Endometriose. Serão realizadas quatro cirurgias no dia 24 e, no dia 25, a jornada incluirá aulas para ginecologistas e cirurgiões, com transmissão de uma cirurgia ao vivo diretamente do HMIPV.
Andrea Brasil