Banco de sangue do HPS recebeu 2,5 mil doações em um ano

28/03/2024 09:52

Nesta quinta-feira, 28, o banco de sangue do Hospital de Pronto Socorro (HPS) comemora um ano desde a reabertura. No período, foram coletadas 1,4 mil bolsas de sangue, o que representa que mais de 5 mil vidas podem ter sido salvas graças à solidariedade dos doadores. Outras 1,1 mil pessoas foram encaminhadas para o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul.

Apesar disso, a baixa procura reforça o pedido de engajamento dos porto-alegrenses. A coordenadora do banco, enfermeira Nádia Calixto, destaca que o HPS busca parcerias com o objetivo de manter os estoques de sangue necessários para o atendimento das emergências. “Quando uma pessoa entende a importância da sua doação, a nossa causa ganha um grande mobilizador, que nos ajuda a seguir salvando vidas”, diz.  

Nesse sentido, aos sábados, o setor do segundo andar do HPS abre em horário especial para os grupos previamente agendados. Atualmente, a demanda maior é pelo sangue negativo de todos os tipos em razão da compatibilidade com pacientes positivos ou negativos do mesmo grupo. 

Como doar:
É preciso fazer agendamento pelo telefone (51) 3289-7658 (WhatsApp).
O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº - Bom Fim.
Após a coleta, cada componente é rigorosamente testado. O processamento do sangue segue sob responsabilidade do Hemocentro do Estado, importante parceiro do HPS.

Condições para doar sangue:
- Estar em boa condição de saúde.
- Pesar mais de 50 quilos.
- Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável).
- Ter dormido, no mínimo, seis horas nas últimas 24 horas.
- Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).
- Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue.
- Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
- Apresentar documento oficial com foto.

 

Andreo Fischer (estagiário) / Supervisão: Carolina Zeni

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes