Baixa cobertura da vacinação contra gripe entre crianças e gestantes preocupa Saúde

26/05/2023 13:43
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Entre as crianças de seis meses a menos de seis anos, a cobertura está em 17,3%

A baixa procura da vacina contra gripe pelos grupos de crianças e gestantes preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Dados do LocalizaSUS - ferramenta do Ministério da Saúde - divulgados nesta sexta-feira, 26, indicam que entre as crianças de seis meses a menos de seis anos, a cobertura está em 17,3%. Entre as gestantes é de 24,7%.

“Para garantir imunidade e proteção contra formas graves da influenza é importante que o percentual seja de 90%”, enfatiza a diretora da Vigilância em Saúde municipal, Fernanda Fernandes. A gestora destaca a importância das gestantes serem imunizadas, considerando a proteção dos bebês e o aumento da busca por atendimento em serviços de urgência e emergência devido a sintomas respiratórios.

“A vacina da gripe protege contra complicações causadas pelos vírus influenza, mas os bebês só podem receber uma dose de vacina depois de completarem seis meses de vida. Até lá, a proteção é garantida exclusivamente pela vacinação da mãe”, diz Fernanda. A vacina contra gripe é a única do calendário vacinal que pode ser aplicada em gestantes em qualquer período da gravidez.

Unidades de saúde - A vacina contra gripe está disponível nas unidades de saúde de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento de cada serviço – incluindo as unidades que funcionam em horário estendido (em 17 unidades, até as 22h).

Aos sábados e domingos, das 10h às 19h, até o final do inverno, a vacinação será oferecida em unidades de saúde definidas pela SMS. A medida integra as ações da prefeitura para a Operação Inverno. A intenção é oferecer mais opções para a comunidade, que muitas vezes não tem condições de acessar um serviço de saúde em horário comercial.

Todas as pessoas com seis meses de vida ou mais podem se imunizar. Quem fez a vacina contra Covid-19 também precisa receber contra influenza, pois os vírus são diferentes. As pessoas que se vacinaram contra influenza em 2022 também precisam repetir a imunização, pois a formulação é renovada anualmente, de acordo com a circulação do vírus. Gestantes não precisam comprovar a condição.

Até esta sexta-feira, 26, foram administradas na cidade 281.923 doses da vacina, a maior parte em idosos (148.663 doses). O montante de doses feitas corresponde a uma cobertura de 39,3% da meta alcançada até o momento. O ideal é alcançar 90%.

A vacina protege contra os vírus influenza A (H3N2 e H1N1) e B. A estimativa da Secretaria Estadual da Saúde é de aumento de casos de influenza A neste ano. A partir da administração da vacina, o organismo necessita de 15 dias para criar os anticorpos necessários para garantir a proteção contra os vírus. “Por isso, é indicado que a vacina seja recebida o mais cedo possível em relação à chegada das temperaturas mais baixas”, enfatiza a enfermeira Renata Capponi, chefe do Núcleo de Imunizações Zona Sul da SMS.

As campanhas de vacinação contra Covid-19 e gripe ocorrem de forma simultânea e não há contraindicação para as doses serem aplicadas de forma concomitante para os públicos aptos.

Dados até 26 de maio/LocalizaSUS – grupos prioritários apresentam porcentagem da meta atingida. Os demais, não têm meta calculada:

Crianças    15.678    17,3%
Gestantes    2.630    24,7%
Idoso         48.663    47,48%
Indígenas       474    17,3%
Professores  4.943   34,2%
Puérperas       364    20,8%
Trabalhadores de Saúde 31.697   31,2%
Caminhoneiros   - 105    
Pessoas com deficiência Permanente -1.120
Trabalhadores de Transporte – 1.168    
Funcionário do Sistema de Privação de Liberdade - 552     
Forças de Segurança e Salvamento -730    
População Privada de Liberdade - 470 
Forças Armadas (membros ativos) - 146
Trabalhadores Portuários -56
Adolescentes e jovens em medidas socioeducativas -97    
Pessoas com Comorbidades -26.780    
Outros grupos sem comorbidades – 46.250

Serviço:
Vacinação contra gripe - para todos acima de seis meses de idade
Segunda a sexta em unidades de saúde, no horário de funcionamento de cada local. Confira aqui 
Sábado, 27, e domingo, 28, das 10h às 19h:
São Carlos (avenida Bento Gonçalves, 6670 - bairro Partenon)
Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410 - bairro Bom Jesus)
José Mauro Ceratti Lopes (Estrada João Antônio da Silveira, 3330 – bairro Restinga)
Moab Caldas (avenida Moab Caldas, 400 - bairro Santa Tereza)
Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27 - bairro Centro Histórico)

Patrícia Coelho

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes