Avaliação do pé diabético é tema de capacitação para enfermeiros

28/03/2023 16:34
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Cerca de 40 profissionais participaram da 5ª edição da atividade

Considerada uma das mais perigosas e recorrentes complicações de pessoas com diabetes, o pé diabético está relacionado ao desenvolvimento de feridas crônicas, infecções e até amputações dos membros inferiores. Para aperfeiçoar o atendimento ofertado nas unidades de saúde de Porto Alegre, as coordenadorias regionais da Secretaria Municipal de Saúde promovem ações de qualificação para enfermeiros. Nesta terça-feira, 28, cerca de 40 profissionais participaram da 5ª edição da atividade, totalizando mais de 100 enfermeiros capacitados. 

Dividida em dois turnos, a qualificação tratou da epidemiologia e dos pilares de prevenção do diabetes, explanação sobre avaliação da doença, além de atividades práticas de realização dos testes de sensibilidade e execução do exame de Índice-Tornozelo Braquial (ITB).

De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Especialidades Murialdo, Luciana Rosa Porto, que coordenou o evento, as unidades têm um papel central na prevenção de agravos de doenças crônicas não transmissíveis, realizando o controle glicêmico, rastreamento de neuropatias e diagnóstico do agravo, o que atesta a necessidade de ações voltadas para as manifestações da doença.

Durante o encontro, foram entregues 34 kits contendo monofilamentos de 10 gramas, diapasão, martelo neurológico e dopller portátil para utilização nas unidades de saúde. “Com essa capacitação, será possível aprimorar o conhecimento, alinhar fluxos pertinentes a avaliação e identificação do pé em risco, possibilitando ao enfermeiro um momento para reflexão da importância de suas ações na qualidade do cuidado ofertado aos usuários da Atenção Primária à Saúde”, destaca Luciana.

As neuropatias diabéticas, que afetam os nervos periféricos e se manifestam pela perda de sensibilidade local, pele seca e outros sintomas, são os principais fatores de risco. Reconhecer precocemente essas características amplia a chance do usuário em receber tratamento adequado, prevenir lesões associadas, reduzir sequelas e melhorar a qualidade de vida. 

 

Eduardo Ely (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes