Atividade na Redenção reúne grupo de idosos da Unidade de Saúde Modelo

02/09/2022 13:10
Henrique Moreira/Divulgação SMS/PMPA
SMS
Encontros possibilitam troca de experiências, aprendizagem e melhora da autoestima

O grupo de idosos da Unidade de Saúde Modelo aproveitou a manhã ensolarada de quarta-feira, 31, para confraternizar, celebrar a vida e parabenizar os aniversariantes de agosto. O encontro ocorreu no Parque Farroupilha (Redenção). Para além de encontros semanais, o grupo ComViver, existente há quase dez anos, forma uma comunidade e rede de apoio.

Muitos idosos relatam que a convivência oportuniza estabelecer novas amizades, ampliar conhecimentos, afastar a solidão, além de reduzir o consumo de medicamentos e a procura por consultas médicas. É o que conta Mara Solange Carvalho, 67, integrante do grupo desde 2017. “A importância do grupo é poder chegar, dar aquele bom dia, ter um pouquinho da peculiaridade de cada um, o carinho e o aconchego”, comenta.

Os encontros possibilitam troca de experiências, aprendizagem, melhora na autoestima e autoconfiança, resgate da autonomia, mais qualidade de vida e saúde, contribuindo para alcançar um bem estar físico, mental e social. "É o nosso momento. São duas horas que você tira para ter a atenção e o carinho dos componentes e dos profissionais”, diz Mara.

A cada semana, a ideia é desenvolver diferentes temáticas, como falar de medidas de prevenção à Covid-19, orientações para atravessar a rua e circular de forma segura na cidade, alimentação saudável, saúde da mulher e vida sexual. Atualmente, a coordenação é composta por um médico, enfermeira, técnica de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e agente comunitário de saúde.

Os encontros ocorrem todas as quartas-feiras pela manhã, na Unidade de Saúde Modelo. Na última quarta do mês, a ideia é promover a reunião ao ar livre, normalmente na Redenção. Os integrantes também participam auxiliando os profissionais em atividades do posto, como campanhas de vacinação. Para participar, pessoas acima de 60 anos precisam morar no território atendido pelo serviço, que fica na rua Jerônimo de Ornelas, 55, bairro Santana.

Henrique Moreira (estagiário) / Supervisão: Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes