Atendimento de acupuntura pioneiro pelo SUS no estado completa 34 anos

02/12/2022 15:40
Vinny Vanoni / PMPA
Saúde
Evento teve homenagem póstuma ao médico Silvio Siqueira Harres

Porto Alegre foi pioneira no estado a oferecer atendimento de acupuntura pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há 34 anos, e a segunda cidade do país. Nesta sexta-feira, 2, o Ambulatório de Homeopatia e Acupuntura do Centro de Saúde Modelo, no bairro Santana, celebrou o aniversário com homenagem ao médico Silvio Siqueira Harres, falecido em 2020, que esteve à frente do serviço desde o início, mantendo o ensino e o atendimento (fotos). 

O evento contou com a participação de pacientes e familiares do médico, além de profissionais, alunos residentes, funcionários aposentados e representantes de entidades médicas ligadas à área. “Ele sempre foi um grande parceiro e fico muito feliz que a maioria dos médicos aqui presentes tenham sido alunos dele e garantam a continuidade do trabalhoâ€, disse a esposa do homenageado, Marluza Harres. Na ocasião, foi descerrada placa comemorativa.

A acupuntura é considerada uma prática integrativa e complementar em saúde pelo Ministério da Saúde. Conforme a coordenadora do ambulatório, médica Janete Bandeira, a técnica auxilia no tratamento complementar de diversas doenças, especialmente em casos de dor. “É fundamental que esse atendimento seja acessível pelo SUS, pois ajuda a tratar diversas doenças, reduzindo o uso de medicamentos com uma resposta eficazâ€, afirmou. Segundo ela, 95% dos pacientes procuram o serviço para alívio da dor.

Para ter acesso ao atendimento, moradores da Capital atendidos no SUS devem procurar a unidade de saúde de referência e solicitar encaminhamento, que pode ser feito pela equipe médica. 
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins