Aplicativo cadastra voluntários para atendimento em primeiros socorros

15/07/2022 14:45
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Compressões torácicas estão entre as manobras que podem salvar uma vida

Pessoas a partir de 18 anos podem fazer a diferença na vida de uma vítima de parada cardiorrespiratória. Pelo aplicativo True PCR, voluntários interessados passam por treinamento e podem se cadastrar para auxiliar em casos desse tipo antes da chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Lançado em 2019, o projeto foi retomado após interrupção devido à pandemia de Covid-19. 

“O objetivo do app é a geolocalização de pessoas treinadas e cadastradas pelo Samu para que possam ser acionadas e atuem diante de situação de paradas cardiorrespiratórias”, explica o coordenador médico do Núcleo de Educação Permanente, Fabiano Barrionuevo. Dessa forma, podem iniciar as manobras de suporte básico de vida até a chegada do socorro, aumentando as chances de sobrevivência da vítima.

Pelo aplicativo, que está disponível nos sistemas Android e IOS, o voluntário confirma o interesse em participar enviando e-mail com os dados solicitados para nepsamupoa@gmail.com. A equipe do NEP organiza a turma de treinamento e avisa os interessados. Após o curso, a pessoa pode se cadastrar e passa a ser um voluntário para o acionamento, conforme a sua localização do chamado. O treinamento inclui orientações de atendimento com a aplicação do suporte básico de vida (compressões torácicas).
 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes