Ambulatório Trans de Porto Alegre completa quatro anos de atendimento

31/08/2023 09:03
Cristine Rochol/PMPA
SMS
De setembro de 2022 a agosto deste ano, foram 10,8 mil atendimentos no Ambulatório Trans Centro

O Ambulatório Trans Centro, voltado ao público transexual residente em Porto Alegre, completa quatro anos de atendimento nesta quinta-feira, 31. Nesse período, mais de 1,8 mil pessoas passaram a ser atendidas no serviço. Para marcar a data, haverá programação especial das 10h às 17h, com apresentação musical, roda de conversa, sarau, coleta de citopatológico para rastrear câncer de colo do útero, além de testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, orientações jurídicas e de trabalho. Há um ano, o Ambulatório Trans funciona no Centro de Saúde Santa Marta, na rua Capitão Montanha, 27, 1° andar, Centro Histórico da Capital. Antes, estava no Centro de Saúde Modelo.

De setembro de 2022 a agosto deste ano, foram 10,8 mil atendimentos, entre consultas individuais, atividades coletivas, orientações nutricionais e procedimentos individualizados. Vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Ambulatório Trans disponibiliza atendimento integral para homens e mulheres transexuais e travestis – consultas, exames, hormonização, grupo de convivência, acolhimento e encaminhamentos.

A equipe é composta por médicas de família e comunidade, enfermeira, psicólogo, assistente social, técnico em enfermagem, recepcionista e residentes multiprofissionais das áreas de Saúde Coletiva e Saúde Mental/Saúde Mental Coletiva. Também conta com estagiário de serviço social, estagiária de enfermagem e estagiárias de psicologia vinculadas ao Serviço de Atendimento e Pesquisa em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Além disso, o serviço possui colaboração com projetos de extensão universitária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a partir dos quais são ofertados atendimentos em fonoaudiologia e em práticas integrativas e complementares em saúde.

Em abril de 2022, foi inaugurado o Ambulatório T Zona Sul, que funciona na Clínica da Família Álvaro Difini, bairro Restinga, e atende nas sextas-feiras, das 8h30 às 12h30.

Programação desta quinta-feira, 31 de agosto:

10h às 12h – feira/sarau, coleta de citopatológico, testes rápidos para ISTs, ações de divulgação e orientações do Sine, atividade de fonoaudiologia e apresentação de violão.
14h às 16h – auriculoterapia, oficina de estêncil e roda de conversa sobre saúde mental.
15h às 16h – encontro aberto do grupo Rede em Movimento sobre direitos da população trans.
14h às 17h – exposição, orientação jurídica com a ONG Igualdade e a Delegacia de Combate à Intolerância e oficina de currículo.
17h – história do Ambulatório Trans.

Ambulatório Trans Centro:
Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, 1º andar – Centro Histórico)
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
WhatsApp (51) 9506-9632

Ambulatório Trans Zona Sul:
Clínica da Família Álvaro Difini (rua Álvaro Difini, 520 – Restinga)
Atendimento sextas-feiras, das 8h30 às 12h30

 

Vanessa Conte

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes