Agentes de saúde e de combate a endemias concluem curso de qualificação

04/10/2023 16:16
Cristine Rochol/PMPA
SMS
Formação teve duração de um ano e tratou das especificidades de cada profissão

Duzentos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias da Capital participaram, nesta quarta-feira, 4, de cerimônia de encerramento do programa de formação técnica Saúde com Agente. Feita em nível nacional, a iniciativa conta com investimentos do Ministério da Saúde e é desenvolvida em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O evento marcou o dia nacional de ambos os profissionais.

A coordenadora executiva do curso, professora Luciana Teixeira, falou dos desafios na saúde pública e a importância de ter profissionais capacitados. “A proposta era dar oportunidade de qualificação e reforçar a visibilidade desses profissionais dentro das equipes, pois poderão colaborar com as respectivas áreas de Atenção Primária e Vigilância em Saúde”, afirmou.

A agente comunitária de saúde Vanda Blazina avalia que o curso foi fundamental. Há dois anos na Unidade de Saúde Beco do Adelar, ela não tinha ideia do trabalho quando chegou. “O curso veio no momento certo para me situar, integrar o meu trabalho à equipe e qualificar o atendimento com a comunidade”, disse. Segundo ela, a programação auxiliou a compreender a importância e a dimensão do papel que executa.

A diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Vânia Frantz, destacou o empenho da UFRGS no processo de qualificação dos profissionais e a importância da integração entre agentes comunitários de saúde e de combate a endemias com as equipes. “O trabalho desses profissionais complementa a atenção primária, e o curso fortalece o papel de cada um nos territórios onde atuam”, disse a gestora.

A diretora de Vigilância em Saúde em exercício, Juliana Maciel, falou da necessidade de manter o conhecimento técnico para enfrentar as novas situações que se apresentam mundialmente. “A formação foi muito importante porque esse é o papel da saúde, mantendo-se constantemente atualizada para conseguir entregar o melhor à população”, destacou.

Iniciado em 2022, o programa Saúde com Agente foi dividido em duas etapas: tutoria, com aulas teóricas feitas em formato virtual, e preceptoria, que são os módulos práticos. A ideia é melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária, por meio da qualificação dos profissionais em todo o território nacional.

 

Vanessa Conte

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes